Tipos de terra para jardim e como escolher

Tipos de terra para jardim

A jardinagem é um típico hobby que permite uma boa conexão entre o morador e a casa. Por isso, quem deseja apostar nessa atividade deve fazer escolhas conscientes. Afinal, é necessário escolher com sabedoria os tipos de terra para jardim.

Nesse sentido, seu lar precisa ser visto como um grande castelo. Um local onde é possível descansar e cuidar do bem-estar após um produtivo expediente no trabalho, ou aprimorar seus conhecimentos e oferecer a otimização dos resultados necessária no seu home office.

Ambos casos dependem de planejamento e cuidado. Em relação a melhor escolha, daremos algumas opções de terras abaixo. Portanto, preste atenção nas informações dos tópicos e opte por aquele que se adequá a finalidade desejada. Boa leitura!

Terra arenosa

Este tipo de terra para jardim é composto em sua maior parte por areia e recebe 15% de argila. Ao passo que secam rápido, apresentam pouca umidade e não atolam em períodos de chuva.

Entretanto, apresentam matéria orgânica com baixo teor. Portanto, é necessário que o morador aumente o nível dela no solo na intenção de melhorar a produtividade e potencializar o plantio. Em jardins ela é ideal para cactos e suculentas. Caso queria investir em plantações, ela promove uma farta produção de brachiaria, panicum e milheto.

Terra preta

A terra preta é composta por matéria orgânica. Ou seja, ela pode ser feita por meio de cascas de legumes, verduras, cinzas de madeira, folhas de árvores e 25% de terra.

Ela dispõe de componentes essenciais para um desenvolvimento eficaz das raízes, oferece uma boa drenagem e retém a umidade.

Em suma, ela é a terra para jardim mais indicada aos que desejam investir no cultivo de flores e plantas. Sejam ornamentais ou frutíferas. Nos exemplos de flores podemos indicar Begônia, camélia, rabo de gato e sininho. Todas com certeza trarão muita beleza ao local.

Terra vermelha

A terra argilosa, ou terra vermelha, é uma opção que retém uma maior quantidade de água. Portanto, invista no crescimento de plantas como Amaryllis ou opções ornamentais como a pata de elefante. Caso tenha uma área de plantio, o solo argiloso é muito propício para o crescimento de milho e de morangos.

Terra de jardim

Com certeza muitos optam por esse tipo de terra. Afinal, ela é a mais comum aos que querem dar início ao mundo da jardinagem. Entretanto, muitos podem confundir este tipo de terra para jardim com a terra preta mas, existe uma diferença entre as duas.

Enquanto a primeira é bem mais consistente e oferece uma melhor retenção da umidade, a segunda é mais solta. É ideal para os que desejam plantar hortaliças. Por exemplo, pimentão, cebola, batata-doce, alface e demais alimentos que contribuem para uma ótima qualidade de vida.

Em resumo, é um investimento propício aos que preferem seguir uma vida com hábitos saudáveis. Foque também no crescimento de temperos que dão mais gosto e sabor às suas refeições e é uma ótima maneira de economizar na hora de fazer compras no supermercado.

Durante a leitura deste artigo você conheceu alguns tipos de terra para jardim e notou que elas podem ser usadas em determinados fins. Portanto, leve essas informações em consideração e esteja sempre em contato com a natureza.

Continue conosco e leia este artigo sobre 8 plantas para jardim resistentes ao sol.

1 thoughts on “Tipos de terra para jardim e como escolher

  1. Juraci Dias says:

    Boa tarde,
    Eu tenho um terreno na praia e quero fazer um jardim no quintal, plantar gramas e algumas flores. Tenho três pés de coco. E como ele é declive eu quero planar ele, para plantar as gramas, como posso fazer e que tipo de terra será boa para aterrar o quintal.
    Obrigado pela pronta atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *