Ideias para fazer sua horta vertical ou suspensa

Horta Vertical na Cozinha
Construindo Decor

Uma ótima ideia para finalmente ter uma horta em casa é mantê-la em posição vertical ou suspensa, para assim cultivar hortaliças e verduras em ambientes pequenos, como na cozinha, na varanda ou na lavanderia.

Fazer e manter uma horta vertical em casa não é uma tarefa difícil ou trabalhosa. Se você está pensando em criar uma, acompanhe algumas ideias muito interessantes que separamos para fazer da sua horta um cantinho verde bem bonito e produtivo. Vamos lá?

Caixas de madeira

Utilizar caixas de madeira para acomodar uma horta suspensa é uma ideia bastante criativa e sustentável. Você pode conseguir alguns caixotes em feiras que são realizadas perto de sua casa. Escolha um lugar com bastante iluminação natural para que a sua horta cresça bonita e saudável.

Caixas de Madeira
Leroy Merlin

Blocos de cimento

Se você tem facilidade em conseguir alguns blocos de concreto, essa também é uma boa ideia para montar a sua horta em casa ou no apartamento. A dica é empilhá-los e utilizar as suas aberturas para colocar alguns vasos com temperos, por exemplo. O visual vai ficar bem lindo e moderno!

Horta Suspensa com Nichos
Revista Viva Decora

Calhas de PVC ou de metal

É muito fácil encontrar calhas de PVC ou de metal em lojas de construção. Como trata-se de um material impermeável, ele é ideal para não estragar as paredes da sua casa. Você pode pendurá-los ou comprar canos mais grossos para montar uma torre com diversas plantas disponibilizadas em suas aberturas (vide imagem acima).

Calhas de Metal
Sua Casa Sem Segredos

Pallets

Os pallets são muito bonitos, baratos e frequentemente utilizados na decoração. Já é possível encontrar opções desse material tratado para evitar cupins. Você pode utilizar madeira natural ou pintá-los com cores vibrantes. Uma boa ideia é pendurá-los na parede deixando os pés para o lado de fora, que servirão como suporte para a colocação dos vasos.

Pallets de Madeira
do.edu

Garrafa pet

Mais uma ideia econômica e sustentável é reaproveitar as garrafas pets para fazer a sua horta vertical ou suspensa. As garrafas pet são materiais bem versáteis, sendo mais uma tendência na decoração. Elas podem ser colocadas na posição horizontal ou vertical, suspensas por corda ou correntes, presas em pallets ou dentro de blocos de cimento.

Garrafas Pet
Viva Decora

Latas de alumínio

Seguindo o pensamento de usar materiais reciclados, as latas de alumínio são excelentes para você montar a sua horta suspensa ou vertical. Você pode reutilizar as latas usadas de ervilha e milho em conserva, de leite, doces em geral, etc. E quase com custo zero!

Latas de Alumínio
Revista Viva Decora

Potes de vidro

Uma boa ideia para quem compra produtos com potes de vidro e depois não sabe o que fazer com eles é montar uma horta utilizando esse material. Você pode aproveitar para plantar mudas de temperos em uma das paredes da sua cozinha. Que tal?

Mix Lar

O que plantar

Você pode adquirir a sua mudinha já plantada ou comprar as sementes e fazer tudo desde o início. Opte por hortaliças com raízes curtas, como o alface. Entre os temperos, os mais fáceis de cultivar em casa são: hortelã, alecrim, salsa, coentro, cebolinha, tomilho, pimenta, orégano e manjericão.

A dica final para completar o cenário da sua horta vertical ou suspensa, caso ela seja colocada em um espaço externo, como o quintal da sua casa, é revestir o piso com grama sintética decorativa para criar um efeito mais aconchegante ao ambiente.

Agora que você já teve várias boas ideias de como fazer a sua horta vertical ou suspensa, mãos à obra! Ainda ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários que nós, da Playgrama, ficaremos felizes em responder. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *