O que é vaso autoirrigável? Conheça esse item!

O que é vaso autoirrigável

Os vasos estão disponíveis em várias lojas e varejistas on-line. Você também pode montar o seu ao usar materiais tão simples como galões, baldes, garrafas pet, um pedaço de tela e um pedaço de tubo.

Por conservarem água ao permitir um controle preciso de seu uso, são ótimos recipientes para condições de seca. Assim, os vasos de baixa manutenção também são utilizados pelas pessoas que se esquecem de regar as plantas ou que viajam com frequência

Pensando em tudo isso, resolvemos desenvolver um conteúdo especial para explicar de forma didática o que é um vaso autoirrigável. Confira!

O que é vaso autoirrigável?

Você pode encontrar recipientes com autorregulação em todos os tamanhos e formas imagináveis, de grandes vasos a pequenos recipientes para plantas de casa e caixas de janela. Um recipiente com água própria pode ser feito por duas câmaras: uma para a mistura de envasamento e plantas e uma segunda, geralmente abaixo da primeira, que é depositada na água.

As duas câmaras são divididas por um pedaço de plástico perfurado ou por uma tela. A água penetra na mistura de envasamento de baixo para cima, mantendo o nível de umidade quase constante, desde que o reservatório de água seja preenchido sempre que estiver baixo.

Como usar um recipiente de rega automática?

Busque por uma combinação de envasamento correta para suas plantas. Umedeça antes de pôr no vaso e carregue-a junto com as plantas no recipiente que fica acima. Logo, você deve encher o reservatório com água. De acordo com as raízes das plantas absorvem água. Assim, a água do reservatório se moverá gradualmente para a combinação para mantê-la constantemente umedecida.

Com este método de rega, você não corre o risco de compactar o solo ou espirrar terra nas folhas das plantas e não vai molhar as folhas. Isso auxiliará na prevenção do aparecimento de pragas.

Como funciona esse método?

Os vasos autoirrigáveis trazem diversas vantagens, mas contam com algumas desvantagens. Eles não são a melhor escolha para o cultivo de plantas de clima árido ou plantas que necessitam secar entre as regas.

Além do mais, como a água não escoa pelos orifícios no fundo do recipiente, você precisará ter cuidado para evitar o acúmulo de sal ou fertilizante na mistura de envasamento. Não utilize água com alto teor de sal, fertilizantes líquidos ou fertilizantes de liberação lenta nesses recipientes.

O composto é o melhor fertilizante para plantas em recipientes com autoirrigáveis. Se acontecer acúmulo de sal, você certamente observará as bordas e pontas e das folhas ficarem secas e marrons e poderá detectar a salinização do solo.

Para correção, retire o reservatório de água (se possível) e limpe o solo com bastante água. Alternativamente, a mistura do envasamento deve ser substituída anualmente.

Em suma, certifique-se de usá-los com os tipos de plantas especificados para esses recipientes, que geralmente são vegetais e plantas tropicais. O melhor de todos esses projetos é que eles o incentivam a reutilizar utensílios domésticos e recipientes, e minimizar o desperdício. É uma excelente maneira de dar nova vida a um item que, de outra forma, poderia estar indo para o lixo.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para curtir nossa página no Facebook e conhecer mais nossos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *