Como fazer uma horta em vasos

Mini-horta

Já pensou que bom seria cultivar suas próprias verduras, hortaliças e temperos em casa? Ter uma horta em casa está na lista de desejos de muitas pessoas que gostam de ter contato com a terra e as plantas.

Uma ótima ideia para finalmente ter uma horta em sua casa é mantê-las em vasos. Quer aprender como fazer? Acompanhe as nossas dicas de como fazer uma horta em vasos e tenha uma alimentação mais saudável, com mais frescor, sabor e sem agrotóxicos. Continue lendo!

Por onde começar

Falta de quintal ou jardim não é desculpa para não ter horta em casa ou no apartamento. Imóveis com pouco espaço sempre têm um cantinho para o plantio de uma horta, que precisa apenas de algumas horas de luz solar direta por dia para crescer.

Escolher o local onde vai ficar a sua horta caseira é o primeiro passo. O espaço deve receber luz solar direta por, pelo menos, 5 horas por dia. Esse lugar pode ser a pequena varanda da sua casa, a cozinha ou a sala de estar. Até mesmo o banheiro pode servir para montar o seu cantinho verde. Uma dica é fazer uma horta com vasos suspensos ou verticais para aproveitar até mesmo os menores espaços.

Os vasos são opções muito práticas e podem ser encontrados em uma grande variedade de tamanhos, materiais, formatos e cores. É necessário que o recipiente escolhido tenha alguns furos no fundo para fazer a drenagem da água corretamente.

Antes de encher o vaso com a terra, lave-o bem com uma mistura de 3 litros de água + 1 copo de 300 ml de água sanitária para matar possíveis fungos e bactérias.

Colocando as mãos na terra

Preparar o solo é o próximo passo. A nossa recomendação é que você use terra adubada para garantir que a sua horta cresça forte e saudável. É importante comprar terra de boa qualidade, chamada de composto orgânico ou terra preta, para fazer uma horta orgânica. Procure adubar a cada quatro meses para manter a terra sempre produtiva.

O ideal é não misturar espécies diferentes no mesmo vaso para não ter problemas de crescimento com as raízes em sua horta. Quanto à quantidade de água, há dois horários de rega: de manhã bem cedo ou no final do dia.

O plantio pode ser realizado de duas formas: com a aplicação direta das sementes no solo (que demora mais) e através de mudas (muito mais rápido). Você deve fazer um buraco na terra de cerca de 1cm de profundidade, onde as raízes das plantas possam crescer e colocar a muda ou as sementes. Em seguida, cubra com terra e aperte em volta para dispersar os bolsões de ar. Realize a primeira rega.

As pragas mais encontradas em hortas são os pulgões, as lagartas e as lesmas. Para evitar que eles apareçam, basta comprar algum inseticida natural, como o óleo de neem. E pronto! Em 15 dias, a sua horta em casa já vai começar a dar os primeiros frutos!

Se você ainda está em dúvidas sobre onde e como montar a sua horta caseira, confira o nosso conteúdo sobre Ideias para fazer sua horta vertical ou suspensa. Ainda ficou alguma dúvida? Escreva nos comentários que nós, da Playgrama, vamos responder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *