A grama de hoje se parece muito mais com a grama real e tem um melhor desempenho em termos de durabilidade, resistência ao sol e ao desgaste, entre outros parâmetros de desempenho. Tudo isso e mais melhorias se deve ao avanço na escolha do material e na tecnologia de fabricação para fazer a grama artificial. Por isso vem a dúvida: “do que é feita a grama sintética”?
Pensando nisso, decidimos desenvolver um conteúdo didático onde mostra a essência do gramado artificial. Confira!
Os produtos da fabricação
À medida que o mundo volta suas atenções para se tornar ecologicamente melhor é optar por materiais mais sustentáveis, é natural que se questione de que é feita a grama artificial. Bem como, se ela pode ser reciclada no final de seu uso.
Dessa forma, a relva sintética é composta principalmente de materiais plásticos semelhantes aos usados para fabricar garrafas de plástico e, como tal, podem ser reciclados.
Dependendo da variedade de grama artificial que você escolher, você descobrirá que a maioria das superfícies consiste em polipropileno, polietileno, látex ou poliuretano (ou uma combinação de), bem como enchimento de areia seca em estufa e base de pó de granito.
O apoio e amortecimento
O forro e o acolchoamento da grama artificial são feitos de poliéster ou borracha e plástico reciclados. A maioria das empresas de instalação recomenda ter uma camada de suporte primária e secundária.
As lâminas são fixadas com segurança no suporte usando uma máquina de tufagem que costura as camadas umas às outras. A camada de reforço do tufo ajuda as lâminas de grama a voltarem facilmente à posição vertical original, mesmo depois de serem submetidas a algum tipo de tráfego.
O processo de fabricação
Junto com aditivos como estabilizadores ultravioleta (para que o tom verde da grama não se desbote ao sol) e agentes corantes, a mistura é aquecida antes de passar por uma cabeça de extrusão sob pressão para produzir fibras sintéticas.
Esse sistema define a forma das fibras, das quais existem dois tipos principais — monofilamento e fibrilado.
Dessa forma, a mistura de materiais utilizados no processo de fabricação determina a qualidade da grama artificial produzida ao final do processo. Para uma superfície sintética o mais parecida com a aparência possível de grama real, você esperaria que a mistura contivesse polipropileno, pois o termoplástico é naturalmente absorvente de choque e tem um alto ponto de fusão.
Uma vez que os fios foram produzidos para reproduzir a aparência de folhas reais de grama, eles são colocados em uma máquina de cardar e girados em uma corda solta que é apertada e tecida em fio.
O fio é aquecido e, em seguida, colocado em uma máquina de tufagem, onde as agulhas perfuram a parte inferior da grama, alimentando o fio em um laço.
Dado que esta etapa é concluída, a grama é desenrolada e revestida com látex na parte inferior antes de passar por um forno que cubra o látex. O processo de fabricação está completo e pronto para ser comprado.
Agora que você já sabe do que é feita a grama sintética, fica melhor compreender se esse produto é algo que deseja para sua casa. Ela traz diversas vantagens como já falamos em conteúdos anteriores e é uma grande opção para a nossa rotina dinâmica que não nos sobra tempo para cuidar das plantas naturais.
Gostou do conteúdo? Aproveite para ver as opções de grama sintética em nosso site e pedir seu orçamento!