Jardim exótico: o que é e como criar

Jardim Exótico

O jardim exótico é formado por plantas e árvores consideradas raras, difíceis de encontrar naturalmente no Brasil, normalmente trazidas de outras localidades do mundo. Ou seja, são plantas estrangeiras.

É o caso, por exemplo, de espécies como as suculentas (nativas das regiões desérticas da África e América), a tumbérgia-azul (Índia), a piteira do caribe (América Central), a banana rosa (Malásia, Indonésia, Filipinas) e a trapoeraba-roxa (América Central).

Quer saber como criar e cuidar das plantas para jardim exótico na sua casa? Confira na leitura do artigo de hoje!

Como criar um jardim exótico?

Para criar um jardim com plantas exóticas, é preciso adquirir mudas específicas e orná-las no seu quintal ou jardim de inverno. Existem diversas lojas especializadas em jardim exótico que comercializam estas plantas.

Porém, as plantas exóticas normalmente exigem mais cuidados do que as nativas. Isso porque elas demandam condições específicas de luminosidade e água, e ainda podem ser invasoras de outras espécies, levando à morte de algumas plantas em certos casos.

Por isso, é importante pesquisar bem as características das plantas exóticas que você deseja cultivar e as precauções que devem ser tomados. Uma dica é pedir informações e orientações junto à loja especializada.

Cuidados com as plantas do jardim exótico

Queridinhas na decoração de quintal e até mesmo de ambientes internos, as suculentas exigem cuidado com a quantidade de água. Elas detestam excesso de umidade, então a recomendação é deixar o solo mais seco e com bastante areia.

Já a tumbérgia-azul, que dá uma flor de coloração lilás que fica linda no jardim e na decoração da casa, pode ser cultivada à meia-sombra ou sol pleno (desde que não seja uma região muito quente). Tem que tomar cuidado com o local de cultivo dessa planta porque ela pode sufocar a vegetação florestal.

A piteira do caribe é outra planta ornamental que fica linda no jardim exótico! Ela tem um caule rugoso e folhas em verde e branco espetadas que dão um toque praiano à vegetação. Pode ficar ao sol e não precisa de muita água, podendo ser regada em períodos mais espaçados.

Já a banana rosa, uma planta lindíssima que desabrocha em flores cor de rosa, gosta de umidade. Deve ser cultivada em sol pleno e irrigada com bastante frequência. Também tem que ter cuidado porque ela pode ser invasora de outras espécies.

A trapoeraba-roxa, por sua vez, também se desenvolve melhor no sol e com a terra sempre úmida. É uma planta mais delicada que exige alguns cuidados para sobreviver: por exemplo, evitar pisões e eliminar folhas secas.

Conclusão

Essas foram algumas ideias de plantas para seu jardim exótico. Mas existem muitas outras que podem deixar a área externa da sua casa super bonita e diferente!

Provavelmente algumas espécies que já estão presentes no seu jardim ou quintal são plantas exóticas e você nem tinha conhecimento disso. Procure o nome de cada uma delas e pesquise a origem!

Conheça também 5 plantas para jardim resistentes ao sol que podem decorar seu quintal sem exigir tantos cuidados. Até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *