Aprenda aqui como plantar suculentas!

Vem aprender como plantar suculentas de uma forma simples!

As suculentas ganharam o coração de muitos por conta de sua praticidade e beleza na hora de decorar um ambiente. Se você adora plantas, mas tem pouco espaço em casa e um dia a dia corrido? Que tal adotar uma suculenta? Ou melhor, várias! 

Aprenda como plantar suculentas e criar seu próprio mini-jardim! Deixe sua casa, ou escritório, mais vivo e alegre com essas plantinhas tão versáteis. 

Tipos de suculentas

As suculentas são nativas de regiões secas, sendo assim, elas acumulam água em um ou mais de seus tecidos. Muitas têm aquela aparência “gordinha”, por estarem cheias de água, daí o nome “suculenta”.

Ou seja, elas não precisam de muitos cuidados e são fáceis de manter. Existem diversas espécies de suculentas, tem as de sombra, com flores, em tamanho mini, pendentes e até mesmo coloridas. 

Tem para todos os gostos e ambientes, então não tem mais desculpa para não ter plantas em casa! Essa versatilidade da planta faz com que ela seja perfeita para decoração de ambientes, sejam eles pequenos ou grandes. 

Como plantar suculentas?

Para cultivá-las, é bem simples:

  1. É preciso escolher um vasinho, de qualquer material, não muito raso, para que a raiz cresça saudável e que possua furos no fundo para evitar o acúmulo de água;
  2. O segundo passo é preparar a terra, por isso, no fundo do vaso, faça uma camada de pedras ou pedregulhos para auxiliar na drenagem da água.;
  3. Faça uma mistura de terra preta ou substrato de jardim com areia. A composição deve ter a proporção de 1 para 1. Isto irá ajudar no crescimento das raízes e, também, evita o acúmulo de água em excesso na terra;
  4. Feito isso, espalhe a mistura de forma uniforme, sem amassar. Deixe o substrato fofinho para permitir que a terra respire. Em seguida, faça furinhos onde deseja colocar as suculentas.

Aqui será preciso ter a muda da suculenta, você pode comprá-la ou fazer a sua própria. Para preparar suas próprias mudinhas:

  • Escolha folhas de suculenta, aquelas mais próximas do caule, cuidado para não danificá-las. De preferência a folhas grandes, sem machucados aparentes e as retire;
  • Deixe-as secar por 12 horas antes de plantá-las nos buraquinhos feitos no vaso;
  • Coloque as folhinhas, sem apertar, nos locais designados e vá preenchendo com mais substrato para firmá-las no lugar, deixando espaço entre a terra e o topo do vaso;
  • Por fim, regue moderadamente o solo do vaso com água.

Agora é só manter o cuidado, você pode acrescentar adubo à terra na hora do plantio e, então, a cada três meses. Lembre-se que as suculentas não precisam de rega constante, no máximo duas vezes na semana, sendo assim, evite encharcar o solo dela.

Se você gostou das dicas de como plantar suculentas, comente aqui abaixo! Qual é a sua espécie de suculenta favorita?

Veja também dicas de plantas para apartamentos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *