Quais são as medidas ideais para uma mini-quadra?

Saiba tudo sobre as medidas de mini quadra!

Sobrou um espaço no quintal, ou está pensando em começar um pequeno clube de esportes? Que tal montar sua própria mini-quadra? Mas antes é preciso saber as medidas corretas para começar a montá-la! 

Medidas oficiais para quadras e mini-quadras

Ter uma mini-quadra em casa pode ser um bom jeito de se incrementar a área de lazer da família, ou se está pensando em começar um pequeno negócio de esportes, pode ser uma excelente opção para começar. Mas antes de começar as obras, o primeiro passo é pensar no espaço disponível.

Afinal, cada modalidade esportiva tem padrões e regras específicas, que incluem as medidas da quadra ou mini-quadra. Porém se a finalidade for apenas recreativa, ela não precisa seguir as medidas oficiais, basta manter a proporcionalidade. 

Para te ajudar  a decidir, confira as medidas oficiais das quadras de acordo com as normas da ABNT:

  • mini quadra (infantil até 15 anos): 4x8m; 5x10m;
  • quadra pequena: 10x18x5,5m;
  • quadra mediana: 14x28x5,5m;
  • quadra grande: 18x33x6m.

Agora que você já tem as medidas, é preciso pensar também na fundação da sua quadra. O solo sob ela deve ser bem compactado e o concreto deve ser colocado todo de uma vez, de modo que a base fique uniforme. As emendas na concretagem podem causar fissuras, que comprometem a vida útil da mini-quadra.

Outra decisão importante é sobre a segurança. Veja abaixo algumas dicas para manter um local seguro para a prática de esportes:  

Como manter a mini-quadra segura?

Muito além das medidas, é preciso pensar também na segurança do local. Ele será coberto ou ao ar livre? Para manter as condições adequadas para a prática de esportes é preciso um piso resistente, que aguente o tipo de atividade e condições a que será submetido. 

Pensando nisso, escolha pisos que possuam amortecedores de impacto, para que consigam aguentar o impacto exercido sobre eles. Esse tipo de piso se mostra essencial principalmente em quadras poliesportivas.

As quadras poliesportivas são quadras onde diversos esportes são praticados no mesmo local. Sendo assim, elas exigem um material com maior durabilidade e que atenda ao custo benefício de sua mini-quadra. 

Apesar de cada tipo de esporte pedir por um piso diferente, a grama sintética é uma das melhores opções para mini-quadras. Ela é versátil e durável, podendo ser usada tanto em ambientes internos quanto externos, sendo assim, mais acessível e ideal para qualquer situação.

Também é possível incluir tapetes amortecedores na grama e dessa forma deixá-la perfeita para qualquer ambiente esportivo.

Montar sua mini-quadra com as medidas certas ficou muito mais fácil agora que você já sabe por onde começar. Lembre-se de pensar também no tipo de uso de sua quadra para escolher a melhor grama sintética para ela.

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.