Conheça a flor do natal e saiba como cultivá-la!

Você conhece a flor do natal? Venha saber mais sobre essa planta linda e super natalina!

Dezembro chegou e com ele as decorações de natal se espalham por todas as casas. A cor vermelha se torna predominante em muitos lugares e dentre os muitos símbolos natalinos um se destaca, mas que raramente tem seu nome lembrado, a flor do natal!

Poinsétia é aquela flor com folhas verdes e vermelhas que aqui no Brasil conhecemos como bico de papagaio, rabo de arara ou cardeal. Ela é comumente vista em arranjos de mesa, guirlandas e enfeites nas épocas festivas.

Quer aprender a cultivá-la? Então fique ligado nesse material que preparamos.

Principais características

Sendo originária do México, a Poinsétia é uma planta ornamental muito utilizada em decorações natalinas. Seu nome científico é Euphorbia pulcherrima, que significa “a mais bela das eufórbias”, por conta de seu vermelho vibrante. 

Apesar de muitos acharem que a parte vermelha são as flores, elas são apenas na verdade falsas-flores, ou brácteas modificadas, que envolvem e protegem as pequenas e verdadeiras flores amarelas localizadas no centro.

Ela é considerada um arbusto e pode chegar até 6 metros de altura, se cultivada livremente. Se tornou a flor do natal pois, no hemisfério norte floresce perto dessa época, no México ainda existem algumas lendas relacionadas a origem de seu uso nesta data.

No Brasil, podemos ver a planta em vários lugares porque os produtores conseguem desenvolver as mudas e estimulá-las a produzir flores em dezembro. O bico de papagaio também pode ser encontrado em outras cores como branco, amarelo e salmão. 

Como cultivar a flor do natal? 

Por mais que a flor do natal seja de fácil cultivo, algumas precauções devem ser tomadas ao tê-la em casa, já que sua seiva pode ser tóxica para animais e pode causar dores e irritações em contato com a pele. Dessa forma procure manuseá-la sempre com proteção e mantê-la em locais seguros. 

Você irá precisar de uma mudinha ou fazer sua propagação de uma planta matriz. Você pode utilizar o método de estaquia para isso, ou seja, retirar um pedacinho dos galhos da planta e colocar no solo para que ela enraíze e dê origem a uma nova planta.

Com a muda em mãos, agora será preciso seguir os seguintes passos:

  • Pegue as estacas e insira mais de uma em um vaso grande com substrato úmido feito à base de areia e composto orgânico, preparado em proporções iguais. Aqui uma dica importante pode ser colocar britas ou pequenas pedras e areia no fundo do recipiente para facilitar a drenagem;
  • Cubra-as com mais substrato para manter a umidade. Você pode usar adubos para acelerar o enraizamento;
  • Regue bem o solo e, em seguida, esvazie a bandeja de drenagem para que sua poinsétia não fique na água;

Agora é só deixá-la se desenvolver. Lembre-se que ela é uma planta tropical e que gosta de sol e precisa de uma manutenção cuidadosa. 

Viu como é fácil cultivar e manter sua própria flor de natal em casa? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como esse!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *