6 motivos para ter plantas em casa

Existem excelentes motivos para ter plantas em casa. Acesse e conheça!

Vivemos em um tempo onde a rotina e as obrigações cotidianas tomam conta da nossa vida. Até nos momentos de descanso, muitas vezes, não conseguimos encontrar oportunidades para relaxar. Por tudo isso, ter plantas em casa pode ser uma atitude terapêutica!

Trazendo inúmeros benefícios para as pessoas e para o ambiente, as plantas dão vida, ensinam a ter paciência, respeitar os ciclos da vida e do tempo.

Quer saber mais sobre como as plantinhas fazem bem e podem nos ajudar? Então confira as 6 dicas que preparamos para você e descubra todo o bem que elas podem trazer!

Plantas em casa limpam o ar

Antes de mais nada, precisamos lembrar que as plantas são seres vivos. Portanto, estão sempre “funcionando” e em constante mutação.

Assim como nós, seres humanos, as plantas também precisam se alimentar. Durante a fotossíntese, processo responsável por levar energia às plantas, o dióxido de carbono é absorvido e devolvido ao ambiente como oxigênio.

Dessa maneira, as plantas acabam de fato limpando e deixando mais puro o ar que respiramos à sua volta.

Ter plantas em casa Ajuda a relaxar

Às vezes, parece que o ritmo alucinante do mundo moderno simplesmente não dá trégua. Já sentiu isso? Se sua resposta for positiva, permita-me apresentar uma solução que pode ser tão agradável quanto surpreendente: as plantas. Sim, ter plantas em casa pode ser uma maneira efetiva de ajudar a aliviar esse estresse diário.

Segundo Kathryn L. Madden, Ph.D., “a natureza, inclusive as plantas de casa, podem reduzir os níveis de cortisol, um hormônio do estresse”. Isso significa que somente a presença de plantas em seu ambiente pode contribuir para a sensação de calma e relaxamento, auxiliando a amenizar as pressões do dia a dia.

Além disso, que tal tornar a sua casa mais colorida com a ajuda de nossos amigos verdes? Algumas cores, especialmente tons de verde e roxo, são conhecidas por estimular a sensação de relaxamento e paz. Já pensou nisso? Charles Darwin disse uma vez: “a influência de um belo jardim não pode ser subestimada”, e eu não poderia concordar mais. Portanto, que tal inserir flores e plantas coloridas em vários pontos da casa? Desta forma, além de melhorar a estética do ambiente, você estará promovendo benefícios à sua saúde mental.

Para afinal, será que poderíamos citar exemplos de plantas adequadas ao ambiente doméstico que possuem essas qualidades relaxantes? Claro! A lavanda e a valeriana são duas ótimas opções nesse sentido. Outra sugestão é a samambaia, uma planta fácil de cuidar e que traz um toque de beleza e sofisticação para qualquer ambiente.

Então, está pronto para dar um passo além na busca por uma vida mais calma e relaxada? Lembre-se, em nossa corrida agitada, talvez as respostas estejam na simplicidade, na natureza, nas plantas em casa. Como Rachel Carson disse: “aqueles que contemplam a beleza da Terra encontrarão reservas de força que permanecerão com eles para a vida inteira. Esteja aberto a essa experiência!

Espero vê-lo na próxima seção, onde iremos discutir mais motivos para convidar o verde para sua casa!

Plantas em casa estimulam a criatividade

Sabe aqueles dias em que o bloqueio criativo marca presença e a inspiração vai para algum lugar muito distante? Nessas horas, as plantas podem ajudar e muito!

A beleza que emana das folhas e flores inspira por si só. Além disso, a alegria e a leveza que as plantas trazem aos ambientes também ajudam muito a tirar o peso da rotina.

Portanto, quando você não estiver muito criativo, tire alguns minutos para sentir o cheiro, olhar as cores e perceber as texturas de cada uma das plantinhas que tiver em casa.

Deixam a casa linda e colorida

Flores, folhagens e todos os demais tipos de plantas são verdadeiras obras de arte da natureza. Por isso, é impossível falar sobre os motivos de ter plantas em casa e deixar de lado a beleza que elas trazem para o lar.

Você pode decorar qualquer ambiente com elas, afinal, existem tipos e estilos para todos os ambientes, climas e condições. Abuse das cores, combine com as paredes e os móveis.

Podem ajudar você a ter uma alimentação mais saudável

Hortaliças e temperos são plantas incríveis para se ter em casa! Então por que não plantar alguns pés de chás e outras ervas que possam trazer mais sabor, vida e saúde para a sua alimentação?

E não se preocupe, ter uma hortinha até pode dar algum trabalho no começo, mas existem maneiras bem práticas de mantê-la saudável e bem cuidada. Você pode clicar aqui e conhecer todos os cuidados necessários para ter uma horta em casa.

Te deixam mais perto da natureza

Mesmo que você tenha apenas dois vasinhos com cactos ou suculentas, você já estará tendo um importante contato com a natureza. Ao ter plantas em casa, você está constantemente se envolvendo com a terra e com outros elementos orgânicos, naturais e vivos.

E então, viu como ter plantas em casa traz muitos benefícios? Agora é só escolher aquelas que mais se adaptam ao seu ambiente e ao seu gosto!

 

Conclusão: O Poder Surpreendente das Plantas em Casa

E aí está, seis motivos poderosos para você considerar convidar mais verde para a sua casa. Através deste guia, tivemos a oportunidade de explorar em detalhes como as plantas em casa realmente podem transformar nossas vidas de formas que nós nem sempre reconhecemos.

Desde a purificação do ar que respiramos, a promoção da calma e relaxamento no meio do caos cotidiano, a estimulação da criatividade, o embelezamento do nosso espaço de vida, e até mesmo melhorar a nossa dieta, elas apresentam benefícios inestimáveis.

Como disse Albert Einstein:

Olhe profundamente na natureza, e então você entenderá tudo melhor.

As plantas nos ajudam a fazer exatamente isso, olhar profundamente para a natureza, mesmo estando no conforto de nossa própria casa. Elas nos trazem mais perto da natureza, oferecendo-nos um contato contínuo e lúdico com a terra e com os elementos orgânicos. Que outra parte de nossas vidas nos oferece isso?

Então, se você ainda não fez isso, escolha plantas que se adaptem ao seu espaço e ao seu estilo de vida e comece a experimentar seus incríveis benefícios. Deixe-as trazer vida, cor e equilíbrio para o seu lar.

Esperamos que este artigo tenha inspirado você a fortalecer a sua conexão com o natural. E não esqueça, continue nos acompanhando para mais dicas e conselhos para o seu bem-estar em meio à beleza da natureza, mesmo estando em casa. Finalmente, “plante amor, plante verde, plante vida” e veja a transformação acontecer!
Não esqueça de continuar acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *