Grama sintética para escola infantil

Criança brincando em escola infantil

A grama sintética tem se tornado um dos principais produtos para revestimento de gramados e decorações, isso porque, oferece uma série de benefícios que vão desde a praticidade da instalação, até a simples manutenção.

Presente em diversos ambientes como espaços domésticos, áreas de lazer, campos esportivos, e prédios comerciais, a grama sintética ganha destaque por ser uma excelente alternativa ao gramado natural.

Durabilidade, conforto, elegância e funcionalidade são algumas vantagens de quem utiliza a grama sintética. Além disso, ela é uma ótima aliada contra pragas e insetos, já que não dispõe de condições para que eles sobrevivam.

Diante de todos esses benefícios, um outro espaço que vem sendo visado para a utilização do gramado sintético é a escola infantil.

O uso da grama sintética para escola infantil também é uma ótima escolha para proporcionar às crianças e funcionários um ambiente mais confortável e higiênico para as atividades do dia-a-dia.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais a respeito do gramado sintético neste tipo de ambiente, no qual os pequenos são os principais frequentadores. Vamos lá?

De qual material a grama sintética é feita?

Antes de falarmos do uso da grama sintética na escola, vamos saber um pouquinho mais sobre ela.

A grama sintética é um produto bem conhecido e popular, especialmente para a decoração de ambientes e espaços infantis.

Uma das suas maiores vantagens é que trata-se de um item ecológico, isto é, pode ser reciclada após o descarte. Isso ocorre porque a matéria prima do gramado é relva sintética, ou seja, é feita de plástico.

Além da relva, seu material dispõe de:

  • Látex;
  • Polietileno;
  • Polipropileno;
  • Poliuretano.

Agregados, estes itens proporcionam ainda mais qualidade aos gramados sintéticos, garantindo a segurança e oferecendo um aspecto mais bonito, semelhante ao natural.

Por que usar grama sintética na escola infantil?

As escolas infantis estão demonstrando cada vez mais preocupação em fornecer um local aconchegante e seguro para os alunos e funcionários.

Além da importância de frequentar um ambiente mais confortável, é fundamental que ele seja funcional e propício para as interações entre professores e educandos. Por esse motivo, usar a grama sintética na escola infantil é uma excelente opção.

A utilização do gramado sintético na sala de aula e nos espaços recreativos da escola vai muito além da beleza, ele permite que as crianças disponham de um local mais tranquilo, sem correr o risco de sofrer com alergias ou com a falta de higiene.

Nos ambientes internos da escola, a grama sintética é a solução para as brincadeiras no chão, como rodas de conversa, contação de histórias e outros tipos de jogos. Ela é fundamental para que os alunos não tenham contato direto com o chão gelado e ainda oferece maior conforto aos pequenos.

Ela também pode ser usada nos berçários, proporcionando maior proteção aos bebês que estão engatinhando e tendo os primeiros contatos com o mundo, pois quando isso ocorre, eles costumam explorar os ambientes com a boca.

Por essa razão, o gramado sintético é mais seguro por criar um ambiente menos propício para a proliferação de bactérias e vírus, diferentemente da grama natural que normalmente conta com esses amigos indesejáveis.

Já nos espaços externos, ela é a escolha perfeita para usar nos parquinhos e outras áreas de lazer das crianças, isso porque absorve impactos, reduzindo o risco de escorregões e lesões.

Quais são os benefícios da aplicação da grama sintética em escola infantil?

Para exemplificar, listamos os principais benefícios da aplicação da grama sintética em escola infantil, para que você possa avaliar de maneira mais precisa a aquisição do produto. São eles:

  • Maior resistência do gramado;
  • Facilidade na higienização;
  • Segurança nas quedas;
  • Resistência às condições climáticas;
  • Menor risco de proliferação de vírus e bactérias;
  • Simplicidade na manutenção.

Os benefícios destacados, em sua maioria, dependem exclusivamente da forma como o gramado será cuidado, ou seja, ainda que a higiene seja simples, ela deve ser realizada sempre, bem como o zelo pelo produto em sua totalidade, evitando que seja utilizado de maneira incorreta.

Um ponto a ser considerado, pensando na maior durabilidade, é adquirir o gramado sintético esportivo para as áreas de lazer, e não o decorativo, pelo fato das especificações de densidade e resistência.

Outro fator no quesito conservação do gramado é pensar no projeto de maneira geral, isto é, em quais pontos de instalação serão colocados objetos pesados sobre a grama, como nos parquinhos, por exemplo.

Para isso, é necessário pesquisar gramados com maior resistência, para que não se deformem em razão do peso desses objetos.

Como escolher a grama sintética ideal para a escola infantil?

São inúmeros os ambientes da escola infantil onde a grama sintética pode ser utilizada, dentre eles:

  • Sala de aula;
  • Mini Quadras esportivas;
  • Playground;
  • Brinquedoteca;
  • Pátio.

Como já destacamos, os gramados possuem especificações diferentes e próprias para determinados projetos. Por esse motivo, a melhor maneira de escolher a grama sintética ideal para a escola infantil é saber em qual ambiente ela será usada.

Algumas escolas têm investido na aplicação completa da grama sintética, isto é, em todos os locais, enquanto outras têm dado preferência somente aos lugares de maior interação como pátios e parquinhos.

É importante lembrar que todos os locais são apropriados para o uso do gramado e os benefícios são inúmeros em todos eles, porém é necessário levar em consideração todo o planejamento antes de optar pela grama sintética ideal.

Para os locais externos é fundamental escolher um modelo que seja mais resistente tanto às condições climáticas como ao peso de brinquedos como escorregadores, balanços, gangorras, entre outros.

Já nos ambientes internos, pode ser usada a grama sintética decorativa que servirá de tapete para dar mais conforto aos pequenos.

Você já percebeu que utilizar a grama sintética para escola infantil é uma excelente escolha, não é mesmo?

Antes de optar pela grama ideal, converse com a Playgrama. Nossa equipe está disponível para tirar as principais dúvidas e auxiliá-lo com a opção mais precisa e segura para o seu projeto.

Para mais dicas como essa, fique ligado no blog da Playgrama!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *