O que você precisa para montar uma academia em casa

Academia em casa

Uma das partes mais difíceis de manter uma rotina de exercícios físicos é ter que se deslocar para à academia, não é? Nessa hora, muitas vezes bate a preguiça e o treino acaba sendo deixado de lado. Mas, com uma academia em casa você resolve grande parte desse problema.

Fazer atividades físicas fica muito mais fácil e acessível a hora que você quiser. Além disso, você ganha em liberdade e privacidade durante o treino.

Confira os itens que você precisa para montar academia em casa, criando um espaço super prático e funcional para você treinar!

1 – Faixa elástica

A faixa elástica é um objeto muito simples, prático e útil para vários tipos de exercícios. Com ela, você pode fazer flexões e agachamentos, exercitando diversos grupos musculares (como braços, ombros e pernas).

O lado bom desse item é que as faixas não exigem instalação e nem mesmo que você tenha um grande espaço disponível, justamente porque elas são objetos bem pequenos e portáteis.

2 – Barra fixa

A barra fixa é outro equipamento ótimo para realizar flexões. Com ela, você utiliza o peso do próprio corpo para o fortalecimento muscular.

Mas onde instalar uma barra fixa? A verdade é qualquer ambiente da casa está valendo! Pode ser no seu quarto, na sala ou em algum lugar mais discreto, como a garagem ou a varanda. A vantagem é que ela ocupa pouco espaço.

Área de lazer com piscina simples: dicas para criar seu espaço!

3 – Halteres

Outro item imprescindível para montar uma academia em casa são os halteres (pesos). Eles servem para fortalecer a musculatura superior a partir da repetição de levantamentos.

Assim como as faixas, os halteres são portáteis, então você pode transportá-los para onde quiser e guardá-los facilmente, sem ocupar espaço na casa.

O ideal é ter um conjunto de halteres com pesos diferentes para que, à medida que a sua musculatura for desenvolvendo, você possa fazer séries mais pesadas.

4 – Bola suíça

A bola suíça (ou fitball) é outro item super prático e acessível para você ter na sua academia em casa. Mais uma vez, não é preciso ter um grande espaço (é possível esvaziá-la e guardar), e dá para transportar para diversos ambientes, conforme for mais conveniente para você.

Além de tudo, a bola suíça é super versátil, servindo para exercícios de mobilização da coluna, equilíbrio, alongamentos, fortalecimento muscular e abdominal.

Veja 4 dicas de decoração para academia!

5 – Esteira

A esteira é um equipamento clássico das academias. Com ela, você pode fazer corridas e caminhadas sem sair de casa, facilitando muito a realização do exercício naqueles dias de chuva ou de preguiça.

Usar a esteira é ótimo para perda de peso, fortalecimento muscular e cardiovascular, flexibilidade das articulações, aumento da resistência física, diminuição do risco de uma série de doenças, entre outros.

Por conta de todos esses benefícios e também pela sua praticidade, a esteira certamente é um objeto que você deveria considerar na hora de montar sua academia em casa.

6 – Piso adequado

Quando fazemos academia em casa, utilizamos bastante o chão como apoio para os exercícios físicos, certo? Seja para flexões, agachamentos ou até mesmo alongamentos…

Por isso, é bom que você tenha uma superfície confortável e macia para suas atividades, como os tapetinhos de ginástica. Outra ideia é revestir o piso com grama sintética e amortecimento de impacto.

Base para grama sintética: conheça o material que deixa a grama macia!

Conclusão

Viu como é fácil montar uma academia em casa? Basta ter alguns itens fáceis e versáteis que servem para diversas atividades.

Agora é só botar a mão na massa, preparar seu cantinho especial de exercícios físicos e começar a se mexer! Boa sorte! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *