Horta em casa: o que plantar em cada estação do ano?

Veja qual hortaliça se desenvolve melhor em cada clima!

Não há nada mais prático do ter temperos sempre frescos à mão, colhidos diretamente do seu quintal, quando e na quantidade que precisar. Mas para ter espécies variadas sempre bonitas, é preciso caprichar na plantação da horta em casa.

Um dos segredos para ter uma horta sempre bonita e bem cuidada, é alertar para a época de cada tempero. Com o passar dos meses e das estações, os tipos de hortaliças que vão bem nas hortas caseiras mudam. 

Quer saber o que plantar em cada época do ano para ter uma hora variada com folhas e temperos sempre saborosos e frescos? Continue a leitura e acompanhe dicas tanto para hortas grandes quanto para espaços menores sobre o que plantar em cada estação do ano!

Hortaliças que se dão bem no outono e inverno na horta em casa

As temperaturas amenas do outono e do inverno brasileiro agradam a maioria das espécies, que acabam por se desenvolver melhor. Por ter um clima tropical, as estações ditas como mais frias são as que mais contribuem para o bom crescimento de algumas espécies, confira quais são elas:

Alface

A alface é um exemplo de espécie que se desenvolve bem nos climas mais amenos, pois ela cresce no tempo médio que é esperado. No verão, contudo, ela floresce mais rápido e muitas vezes fica imprópria para consumo, pois quando acontece o florescimento, o sabor amargo nas folhas já a torna não apta para consumo.

Agrião

Nos dias amenos, em que o agrião se desenvolve no tempo certo, 30 dias separam a plantação do cultivo. É preciso, apenas, tomar cuidado com a qualidade da água, que precisa ser bem limpa para que ele se desenvolva bem. Além disso, o agrião precisa de muita luminosidade, sendo indicado para hortas em espaços abertos.

Couve

Apesar de também se desenvolver em climas quentes, são nos dias amenos que é possível conseguir as folhas mais bonitas e frescas da couve. Assim como o agrião, ela também precisa de luz direta do sol. Caso o dia fique muito quente, é preciso proteger as folhas na sombra para que não murchem.

Salsinha e cebolinha

Uma boa opção para quem mora em apartamento ou pensa em ter uma mini horta de temperos, é a salsinha e a cebolinha. Essa dupla se dá bem o ano todo, mas nas temperaturas amenas costumam ter o sabor mais fresco e ficam mais crocantes ao cortar.

Espécies que gostam dos dias mais quentes do verão e da primavera

Coentro

Essa é uma boa opção de tempero, também para quem deseja ter uma horta pequena, mas nos climas bem quentes. O coentro, muito usado nas regiões norte e nordeste, se desenvolve muito bem no calor, se adapta aos mais variados tipos de solo também, mas precisa ser regado com frequência.

Abobrinha

A abobrinha gosta do clima quente e também da luz solar direta. Antes mesmo de plantar, é preciso irrigar o solo e, após o plantio, drenar bem para que cresçam e se desenvolvam no tempo certo, que é de 60 a 90 dias.

Abóbora

Em temperaturas baixas e geadas, a plantação de abóboras pode não resistir. Por isso, ela deve se desenvolver em climas quentes. Além disso, ela deve ser cultivada sem que a terra esteja encharcada.

Manjericão

Perfumado e um dos temperos mais versáteis na cozinha, o manjericão também é do time dos alimentos que gostam de climas quentes para se desenvolver. A hortaliça, que é ideal para quem deseja fazer uma mini horta em casa, gosta de bastante água e pode ser colhida, em média, 60 dias após o plantio.

Gostou? Então comece agora mesmo a se preparar para montar sua horta em casa. Veja quais cuidados tomar para fazer a sua e comece hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *