Quais os cuidados necessários para se ter uma horta em casa?

Você sabe quais os cuidados necessários para ter uma horta em casa?

Está começando uma horta em sua casa? Então leia este artigo para saber quais cuidados necessários para manter sua horta em casa sempre saudável!

Além de ser ótimo para a saúde do corpo, ter uma horta pode ser um excelente hobby e se tornar terapêutico, ainda mais em tempos de confinamento. Mas claro que, para manter sua hortinha caseira é preciso ter os cuidados certos. Por isso trouxemos essas informações para você cuidar da sua pequena plantação como se fosse um profissional.

Cuidados com sua horta em casa

Não importa se você mora em apartamento ou em casa, ter uma horta é sempre uma ótima escolha, porém é preciso escolher os ambientes e materiais certos para suas plantinhas crescerem bem.

Por isso, confira se você já escolheu o que quer plantar, onde será o melhor lugar para suas plantinhas, ele tem de ter bastante espaço e incidência de sol. Com tudo isso pronto, agora é só manter! Portanto fique de olho em alguns cuidados importantes:

  • Fique atento à drenagem: A água deve ser facilmente drenada pelo solo, uma vez que as regas precisam ser diárias. Sendo duas vezes por dia no verão e uma vez por dia no inverno.
  • Quantidade de sol: a horta deve receber pelo menos quatro horas de sol por dia para garantir seu bom desenvolvimento
  • Cuidado com o solo: O solo deve ser rico em matéria orgânica e nutrientes e ainda ter um pH equilibrado, nem muito ácido e nem muito alcalino. Para isso você pode usar adubos, existem inúmeros adubos químicos, mas se você quiser uma horta orgânica opte por adubos naturais, como húmus de minhoca e torta de mamona, eles garantem um crescimento rápido e livre de pragas.

Poda e colheita

Muitas pessoas ficam receosas na hora de podar suas plantas, porém é necessário mantê-las sempre saudáveis. Já que manter folhas secas ou galhos doentes pode prejudicar sua plantação. Por isso pode sem medo aquelas partes doentes e quais achar necessário.

Outra dica de poda legal, caso você queira ter folhas mais cheirosas, evite o crescimento das flores, para isso pode regularmente sua horta.

Agora na hora de colher evite fazer isso na mão, pois dessa maneira você pode acabar abalando a estrutura da planta. O ideal é cortar um ramo, incluindo os cabinhos, com uma boa tesoura, dessa forma você deixa condições favoráveis para que nasçam novos brotinhos.

Agora que já sabemos como cuidar da nossa horta em casa, fique de olho no nosso blog para mais dicas legais como essa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *