Como montar uma horta em casa: 2 opções para diferentes situações!

Como montar uma horta

O desejo de investir em alimentação saudável e seus benefícios leva muitas pessoas a terem vontade de criar sua própria horta e poder comer o que cultivou. Então, vamos ajudar você a montar a sua! E não se preocupe: as dicas não são só para quem tem um quintal, mas também para quem mora em apartamento ou tem pouco espaço em sua casa.

Confira!

Mini-horta: cultive suas plantas em qualquer lugar!

A ideia de criar uma horta com vasos é vantajosa porque qualquer um pode ter a sua! O necessário para o ambiente é ter uma boa luminosidade durante o dia, por isso o ideal é pensar em lugares perto de uma janela ou na varanda da sua casa. Para montar sua hortinha serão necessários alguns materiais como:

  1. Vaso: qualquer tipo de vaso pode ser usado para criar sua mini-horta, porém, os mais usados são os chamados “floreiras”.
  2. Argila Expandida: você já deve ter visto esse material em outros lugares, pois sua aparência é como uma “pedra redondinha”. Elas irão servir para criar o sistema de irrigação do seu vaso.
  3. Manta de Drenagem: necessária para fazer a drenagem do seu vaso. Mas você não precisa se preocupar, pois é um material de fácil acesso e baixo custo.
  4. Borrifador: ideal para realizar a rega que a planta escolhida vai necessitar.
  5. Terra Adubada: você pode comprar a mistura pronta ou fazer a sua, pegando uma porção de terra e misturando com húmus (fertilizante produzidos por minhocas).
  6. Sementes: escolha as sementes das plantas que você deseja ter em sua mini-horta.

Como montar uma mini-horta

Antes de começar a plantar, é importante fazer um sistema de drenagem, pois isso evita que a água se acumule no fundo do vaso, o que pode causar não só danos à raiz das plantas, mas favorecer a proliferação de microorganismos e doenças na sua horta.

Então, para que sua pequena plantação fique perfeita, faça esse passo a passo:

  • Distribua a argila expandida no fundo do vaso, até cobrí-lo totalmente. Depois, coloque a manta de drenagem por cima dessa camada, tapando qualquer espaço que possa escapar água e terra. Isso irá impedir que a terra se misture na argila e comprometa o sistema de drenagem.
  • Depois, distribua a terra em cima da manta, até encher totalmente o vaso. Umidifique-a com a água do borrifador, levemente.
  • Faça sulcos na terra, com um objeto pontudo, em linhas retas. Depois, jogue a semente dentro dessas valetas que foram abertas. É interessante ler as indicações que vem na embalagem da semente, ou pesquisar mais sobre os cuidados necessário de cada planta, assim como a profundidade que ela precisa estar na terra.
  • Tape as sementes com cuidado e borrife bastante água no vaso. Evite usar regador e outras maneiras de rega enquanto a planta ainda não nasceu, isso pode empurrar a semente muito para baixo.
  • Sempre que notar que a terra está ressecando, faça a rega.

Você também tem a opção de mini-horta em Jardim Vertical: 3 dicas de como fazer!

Horta de quintal: tenha seus próprios canteiros!

Se você tem um quintal na sua casa e prefere ter canteiros ao invés de hortas em vaso, então vamos ensinar o básico para começar a plantar:

  • Com uma inchada, afofe bastante a terra onde ficará a horta. Procure desmanchar os torrões (bolas de terra) que restarem, dissolvendo-os com a mão ou com uma pá.
  • Adube a terra (pode usar o húmus que citamos na mini-horta), colocando uma quantidade grande em cima da terra afofada. Com um rastelo, misture-o ao solo.
  • Faça sulcos na terra, em linha reta, onde irá as sementes (se você pretende plantar mudas, vale a mesma dica de pesquisar os cuidados necessários na hora do plantio) e coloque-as durante todo o comprimento dessas valetas. Tape-as com cuidado.
  • Faça a rega com um regador ou mangueira todos os dias, cuidando os excessos de água.

Agora que você já sabe como montar sua horta em casa, basta cultivá-la com muito carinho. Tenha um ótimo plantio e bons frutos!

One thought on “Como montar uma horta em casa: 2 opções para diferentes situações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *