3 dicas para cuidar das plantas durante a viagem

conheça 3 dicas para cuidar das plantas durante a viagem

Viagens de férias são ótimos momentos para aliviar o estresse do dia a dia e esquecer dos problemas. Para isso, porém, é preciso se planejar com as responsabilidades. Algumas delas simplesmente podem ser deixadas de lado e resolvidas na sua volta.

Outras, contudo, devem ser resolvidas antes de sair para a curtição. E se você tem plantas em casa, sabe que cuidar das plantas durante a viagem não é uma tarefa fácil. Afinal, é frustrante dedicar tempo, empenho e muita atenção cuidando das plantas para ver todo o esforço jogado fora por conta de uma viagem.

Mas, como fazer isso? Como evitar que as plantinhas sofram durante os dias que não conseguimos cuidá-las?  Para tirar todas as suas dúvidas, elencamos três dicas para cuidar das plantas durante a viagem e que vão garantir o máximo cuidado enquanto você estiver longe de casa!

Fique atento com a adubação

A adubação é uma etapa muito importante para o desenvolvimento das plantas, principalmente aquelas criadas em vasos. Por isso, é recomendado sempre realizar aplicações periódicas nas plantas.

Mas, antes de viajar, a recomendação é que você evite realizar esse procedimento. Isso porque após aplicar o adubo, a planta irá necessitar de água para absorção completa da fertilização. Como você não estará por perto, não será possível acompanhar as necessidades da planta. Desse jeito, a adubação poderia ser prejudicial para as raízes.

Cuidado com a luz solar

Assim como a fertilização, a exposição ao sol é uma parte fundamental para o crescimento e para a sobrevivência das plantas. Contudo, a exposição em excesso ao sol pode deixar sua planta sem nutrientes e seca, além de queimá-la completamente.

Portanto, escolha um lugar da sua casa onde as plantas não peguem muito sol. Dê preferência a posições onde a irradiação de luz solar aconteça pela manhã, pois o sol não é tão forte a ponto de danificar as plantas. Além disso, para as plantas que gostam de sombra, como as samambaias e os lírios, a dica é não trocá-las de lugar.

A rega é fundamental

A rega é um processo individual no qual cada planta tem sua necessidade e seu ritmo. E é aqui que reside a principal dúvida sobre como cuidar das plantas durante a viagem. Sem água, a grande maioria das plantas morre em poucos dias. Para evitar isso, a solução está em manter a rega, mesmo estando longe.

Abaixo você descobre algumas alternativas para manter suas plantas irrigadas!

Vasos autoirrigáveis

Os vasos autoirrigáveis são os queridinhos do momento! Práticos e elegantes, os vasos autoirrigáveis podem ser comprados em qualquer floricultura. Eles garantem que sua planta estará hidratada mesmo nos dias que você estiver longe. Quer saber mais? Clique aqui e entenda tudo sobre o que é um vaso autoirrigável!

Irrigação por capilaridade

A irrigação por capilaridade é mais indicada para os vasos pequenos e para as plantas que não necessitem de regas constantes. Nesse sistema, você deverá utilizar um recipiente com água e barbante para irrigar as plantas.

A execução é bem simples: basta encher o recipiente, colocá-lo em uma altura superior ao vaso e deixar uma ponta do barbante na água e a outra na planta. Assim, por meio da capilaridade, sua plantinha estará muito bem cuidada!

Gostou do conteúdo? Então, agora que você já conheceu as melhores dicas para cuidar das plantas durante a viagem, conheça 3 dicas para fazer uma linda horta vertical!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *