Como fazer um jardim no quintal

Jardim no quintal de casa

Estar em meio a natureza é algo que tranquiliza qualquer pessoa, trazendo mais paz e vida. Então que tal montar um jardim no quintal de casa e ter essa sensação mesmo em meio a rotina da vida urbana?

São muitas opções de elementos naturais e artificiais disponíveis no mercado e, por isso, essa é a solução de muitas pessoas que querem desfrutar desses momentos de forma prática e sem sair de casa.

Quer saber como fazer um jardim no quintal? Confira as dicas que separamos!

Elementos básicos para um quintal-jardim

O chamado quintal-jardim vai dar um charme totalmente novo para a sua casa! Mas alguns elementos básicos são necessários antes de prepará-lo de fato:

  • definição do espaço a ser utilizado, sempre priorizando que seja um local onde pegue sol e vento;
  • criação de elementos que favoreçam a estética do jardim, como caminhos de pedra, escadas, decks ou outros;
  • instalação de móveis ou outros elementos que possam acomodar as pessoas a volta do jardim, para poderem aproveitar o espaço;
  • preparação do ambiente ou terreno que receberá a terra e as plantas, delimitando o espaço específico destes elementos;
  • escolha das plantas e outras espécies de vegetação que serão plantadas ou instaladas por lá.

Jardim no quintal na prática

Conforme o investimento financeiro que você tem disponível e o tempo para cuidar do jardim, existem duas principais formas de fazer um jardim no quintal na prática. Entenda:

1 – Jardim natural

Um jardim natural é a opção mais comum, mas demanda tempo de cuidado e maior tempo de preparação. É preciso ter atenção a cada detalhe, principalmente ao preparar e adubar o solo, pois ele será a base de tudo.

Também vale a pena pesquisar as condições climáticas do local onde você mora, além de priorizar espaços onde água, sol e vento possam estar presentes. Isso faz toda a diferença na escolha das vegetações, pois cada espécie demanda diferentes cuidados e quanto mais variedade, mais especificidades.

A dica é misturar espécies de plantas com flores sempre pensando na disponibilidade que você terá para cuidar delas. Se for o caso, vale a pena instalar alguma fonte de água que ajude o jardim a manter-se cuidado sem tanto do seu esforço.

Olha só algumas inspirações:

Jardim natural no quintal de casa
Casa e Jardim
Jardim natural no quintal ao entardecer
Doce Obra

Para quem quer um jardim incrível e tem disponibilidade financeira, vale a pena contratar um profissional para planejar e/ou executar o serviço!

Confira também dicas de Decoração Verde para complementar seu jardim.

2 – Jardim com base sintética

Também conhecido como jardim misto, nesse tipo de quintal-jardim os elementos básicos são os mesmos, mas a ideia é instalar a grama sintética como base e investir em plantas naturais como os elementos secundários. Isso porque o cuidado mais difícil é o do solo, que precisa estar muito saudável para se manter fértil.

É uma ótima solução para quem não tem tanto tempo disponível para cuidar do jardim, pois o efeito visual e a sensação é a mesma, sem precisar investir tanto esforço. Além disso, a instalação de grama sintética é bastante simples e rápida.

Confira alguns exemplos:

Jardim com base sintética
Pinterest
Quintal com jardim com grama sintética
Pinterest

Leia também: Grama sintética para jardim externo: como escolher?

E então, pronto para fazer um jardim no quintal da sua casa? Vai ficar lindo e vai proporcionar grandes momentos para relaxar e se divertir em família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *