Qual melhor grama sintética para área externa?

Dias para usar grama sintética para área externa

Prática e versátil, a grama sintética é uma excelente alternativa para quem deseja ter um gramado de qualidade nas áreas externas, mas não pode ou não quer gastar com a manutenção da grama natural.

No entanto, devido a grande variedade de modelos, é fundamental saber escolher aquela que atenderá as necessidades do local onde será instalada.

Variações como altura, comprimento e material de fabricação podem fazer total diferença em determinados ambientes, ou seja, existe uma grama sintética ideal para cada objetivo e é importante escolher de forma assertiva.

Se você está em busca de um revestimento alternativo ao gramado natural e que traga maior economia e durabilidade, acompanhe este conteúdo até o fim e descubra qual a melhor grama sintética para área externa. Vamos lá?

Como escolher a grama sintética ideal para área externa?

A grama sintética pode ser instalada em diversos ambientes, tanto internos como externos. No entanto, é preciso levar alguns fatores em consideração antes de adquirir a sua.

Para as áreas externas como playgrounds, quadras de esporte, terraços, jardins e bordas de piscinas, por exemplo, algumas características devem ser avaliadas como os tipos de fios, a espessura e o tamanho do rolo.

Confira a seguir, como analisar esses fatores:

Tipos de fios

A grama sintética possui três principais tipos de fios, são eles:

  • Grama sintética fibrilada: nesta opção os fios da grama possuem riscos que parecem fibras, em toda a sua extensão. Por isso, se assemelham mais as folhas, ficando ainda mais próximo do aspecto de grama natural;
  • Grama sintética crimp: esse tipo de gramado possui fios retorcidos, deixando a grama sintética mais compacta e, por essa razão, mais utilizada em campos esportivos, ou prática de atividades físicas;
  • Grama sintética com fita plana: essa grama dispõe de fios mais lisos, sem o uso de fibras e nem formatos retorcidos, tornando o aspecto mais artificial.

Espessura

Outro ponto importante a ser considerado é a espessura da grama sintética. Este fator está diretamente associado ao objetivo de uso. Quanto mais alto os fios, mais confortável o gramado será ao toque.

Vamos citar as cinco principais espessuras de grama sintética:

  • 12 mm: considerada ideal para a instalação em playgrounds, escolas, parques urbanos e áreas de churrasqueira;
  • 15 mm: com fios retorcidos, é a espessura indicada para as áreas esportivas, como as quadras de futebol, ténis e minigolfe;
  • 20 mm: normalmente de fios lisos, recomendada para superfícies decorativas, como brinquedotecas e áreas externas;
  • 30 mm: muito próxima ao gramado natural, é indicada para a utilização em jardins.

Tamanho do rolo

Por último e não menos importante, é preciso observar a metragem do rolo, pois a grama sintética é vendida por metro quadrado (m²).

Para isso, é necessário calcular a área onde o gramado será instalado, multiplicando a largura pelo comprimento do local.

É recomendado que a compra seja feita com base em 10% a mais do tamanho medido, para a realização de cortes quando necessário.

A grama sintética ideal, de acordo com o seu objetivo

Agora que você já sabe quais são os pontos que devem ser levados em consideração antes da compra do seu gramado, deixamos aqui, a grama sintética ideal de acordo com o seu objetivo. Confira:

Para playgrounds

A grama sintética pode ser usada em diversos espaços infantis, como as brinquedotecas e playgrounds.

Para esses ambientes, o ideal é que o gramado tenha textura macia e antiderrapante, para que as crianças possam brincar com segurança e com o amortecimento de possíveis quedas.

A dica aqui é apostar em uma grama sintética de cerdas mais curtas que permitam uma higienização mais simples.

Veja aqui a nossa recomendação

Para esportes

Para os fins esportivos, a grama sintética precisa suportar uma grande carga de impacto. Por esta razão, ela precisa ser forte, segura, flexível e com alta durabilidade, podendo ser utilizada nas atividades em quadras, academias e parques.

O ideal é optar por um gramado com maior densidade, não somente pelas questões de segurança, mas também pelo fluxo intenso de pessoas nesses locais.

Veja aqui a nossa recomendação

Para jardins

A grama sintética indicada para jardins internos e externos, costuma ter as fibras mais compridas, justamente para ficarem mais vistosas, dando um toque mais bonito ao ambiente.

Além disso, o gramado pode ser combinado à vegetação natural presente no local, criando uma paisagem ainda mais originária

Veja aqui a nossa recomendação

Escolha agora mesmo a grama sintética para a área externa!

Ainda que as dicas deixadas aqui sejam uma mão na roda para te auxiliar na escolha da melhor grama para a área externa, recomendamos que você entre em contato com o time da Playgrama, para que possamos orientar de forma mais assertiva qual o gramado ideal para o seu projeto.

É importante lembrar que, independentemente da sua escolha, é preciso contratar profissionais habilitados para a instalação da grama sintética, pois isso garante que o processo seja isento de erros, oferecendo uma melhor experiência e qualidade.

2 thoughts on “Qual melhor grama sintética para área externa?

  1. Adenilson Nascimento Ferreira says:

    Olá
    Meu nome Adenilson
    Quero colocar grama sintética nacares externa do condomínio.
    Gostaria de informações do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *