Jardim embaixo da escada: dicas para criar o seu

Jardim embaixo da escada

Criar um jardim embaixo da escada é uma ótima maneira de aproveitar este cantinho da casa que geralmente é esquecido e sem-graça!

Então, basta ter alguns materiais de paisagismo e uma boa dose de criatividade para deixar o vão embaixo da escada muito mais bonito e interessante.

Hoje a Playgrama traz dicas para inspirá-lo a criar seu próprio jardim embaixo da escada e levar mais vida para o interior da sua casa. Confira abaixo!

Tipos de jardim embaixo da escada

O jardim embaixo da escada geralmente segue o formato do vão deixado pelos degraus, mas você também pode brincar um pouco no desenho! Veja algumas ideias bacanas:

Jardins embaixo da escada
Fonte: Pinterest/Viva Decora | De Frente Para o Mar | Studio in Design

Escolha da vegetação

Para criar uma jardim embaixo da escada, você tem que fazer uma escolha já de início: plantas naturais ou artificiais? Esse detalhe vai fazer uma enorme diferença na instalação e também na manutenção do projeto!

Se você optar por um jardim com grama sintética e plantas artificiais, vai ser mais fácil cuidar e manter a aparência das plantas. Hoje em dia há vários produtos com aparência natural que ficam bem bonitos na decoração. O ganho é mais praticidade no dia a dia!

Agora, se você prefere plantas naturais, tome o cuidado para selecionar espécies propícias para paisagismo de interiores e que se adaptam bem à sombra. Lembrando que a manutenção deve ser mais frequente.

Mix de materiais

Na hora de planejar seu jardim embaixo da escada, faça uma escolha cuidadosa dos materiais visando à harmonia da decoração.

As pedrinhas brancas, por exemplo, combinam super bem com elementos de madeira e degraus em mármore. São perfeitas para criar um visual delicado e elegante!

Já uma decoração mais industrial, com parede de cimento queimado, pede um jardim de inverno minimalista e com bastante verde.

Se o espaço permitir, você pode apostar também em musgos, cascas e plantas maiores cujos troncos se sobressaem no jardim para adicionar ainda mais texturas ao projeto.

Cuidados na instalação

Feitas a escolha do design, das plantas e dos materiais para seu jardim embaixo da escada, é hora de cuidar os detalhes da instalação!

Além disso, é importante avaliar o tipo de piso que você tem em casa e o que é preciso fazer para protegê-lo da umidade e de possíveis danos causados pelo jardim de inverno. Utilizar algum um produto de camada protetora pode ser uma boa solução!

Por isso, nessa hora, vale chamar um profissional para ajudá-lo, certo?

Decoração do jardim embaixo da escada

Por fim, é só decorar o jardim embaixo da escada com objetos de sua preferência! Vale apostar em elementos como:

  • vasos;
  • seixos;
  • cestos;
  • fontes de água;
  • gaiolas decorativa;
  • banquinhos/troncos;
  • estátuas ou imagens.

Ou seja, tudo o que a sua imaginação permitir e que for compatível com o projeto de decoração!

Então, está pronto para criar o seu jardim embaixo da escada? Aproveite as dicas e bote já a mão na massa! Até mais 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *