Jardim na parede: sugestões e dicas

O jardim na parede é uma opção ótima para casas e apartamentos pequenos. Otimiza espaço e ainda traz um frescor que renova qualquer ambiente!

Além de tudo, o jardim na parede é um charme. Pode ser usada em diferentes ambientes da casa, como na sala, no hall de entrada, na varanda e na área gourmet.

O bom é que existem várias maneiras e materiais para montar um jardim vertical. Desde os mais sofisticados até os mais simples (que podem até levar materiais recicláveis), basta ter criatividade e colocar a mão na massa!

Por isso, confira abaixo algumas ideias bacanas e dicas úteis para montar um jardim na parede na sua casa. Sempre incrementando a decoração de uma forma simples e estilosa!

1 – Jardim na parede com pallets

Jardim com pallets
Fonte: Pinterest

Aqui está uma maneira super fácil e econômica de fazer um jardim vertical: usando pallets de madeira!

Isso porque, como você pode ver nas fotos acima, é só fixar os pallets na parede. Lembre de formar um suporte para os “vasinhos” de madeira, e depois colocar as plantinhas.

Então, vale plantar quaisquer flores e folhagens de sua preferência, mas que não precisem de muito espaço para crescer.

Por outro lado, para um visual mais rústico, a dica é construir este jardim na varanda, sacada ou na área gourmet. 

→ Sugestão: para deixar o aspecto do pallet mais sofisticado, você pode pintar ou envernizar a madeira. Coloque a criatividade para jogo!

2 – Jardim na parede com garrafas pet e latas

Jardim com garrafas
Fonte: Pinterest

Outra forma original de fazer um jardim na parede é usar garrafas pet e latas que não têm mais uso!

Aqui, é bacana customizar as peças (com pintura, recortes e detalhes) para retirar o visual “bruto” do material e deixá-las com cara de decoração.

Além de ter um resultado muito legal, você gasta pouco dinheiro para fazer este tipo de jardim vertical, e ainda ajuda o meio ambiente usando materiais recicláveis!

Ah, mais uma vez, este tipo de composição fica melhor em ambientes externos da casa.

3 – Jardim na parede com blocos de concreto

Jardim de concreto
Fonte: Pinterest

Que tal aproveitar um muro ou parede de concreto puro (como os das casas nas fotos acima) e utilizar o mesmo material para construir o jardim vertical?

Sendo assim, neste tipo de projeto, é legal deixar o material “cru”, sem pinturas nem acabamentos mais requintados.

Por isso que os vasinhos podem ser feitos com os restos do concreto usado da estrutura, como se fossem mesmo uma extensão da parede.

Esteticamente, o verde das plantas produz um belo contraste com o visual mais pesado do concreto, concorda? O resultado fica muito bacana!

5 – Jardim na parede interna

Jardim interno
Fonte: Pinterest

Por outro lado, ambientes internos, como a sala ou o hall de entrada, pedem materiais com design e acabamento mais sofisticado.

Por isso, a dica é apostar nas prateleiras, armários e suportes suspensos para construir um jardim na parede dentro da sua casa.

Outra ideia bacana é usar um painel de madeira e fixar alguns prendedores para o suporte dos vasos de plantas. Super fácil e prático!

→ Sugestão: usar plantas artificiais e uma base fina de grama sintética para o jardim facilita muito os cuidados!

Então, viu como fica lindo um jardim na parede, seja em área interna ou externa? Qual das ideias você vai levar para a sua casa? Conte nos comentários! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *