O que é casa sustentável e quais suas características?

você sabe o que é uma casa sustentável?

Casa sustentável ​​cobre todos os aspectos da construção de um lar, desde o terreno até o design e os materiais usados ​​para construí-la. E não para por aí, continuando com os acabamentos e sistemas domésticos que afetarão os custos operacionais da casa.

Embora haja um investimento um pouco maior para construir casas sustentáveis, eles fornecem um retorno com despesas mais baixas mês após mês.

Portanto, vamos dar uma olhada nas principais características que você deve procurar ao avaliar o quão sustentável uma casa é.

O que é uma casa sustentável?

Uma casa ecológica é aquela que foi construída de forma a aproveitar ao máximo os recursos naturais, como água e sol, reduzindo ao máximo o seu consumo e evitando a geração de gastos desnecessários. Além disso, tanto no desenvolvimento de sua construção quanto na finalização, respeita integralmente o meio ambiente.

Este tipo de arquitetura se integra ao próprio meio ambiente e aproveita os recursos ao seu redor, causando o menor impacto possível ao meio ambiente e seus habitantes.

Dentro do conceito de sustentabilidade, o envolvimento dos moradores nela é muito importante na construção, podendo exigir, em muitos casos, uma mudança de hábitos.

Como projetar uma casa sustentável?

Para sair do tradicional e se inserir no mundo da sustentabilidade é importante ter um bom projeto em mãos. Você pode utilizar as dicas abaixo para dar início à sua obra.

Canteiro de obras

Essa característica suporta energia solar e/ou geotérmica, água para paisagismo nativo e jardim, ar e privacidade suficientes para a casa que você deseja. Deve-se considerar também o fácil acesso a serviços comunitários e transporte/estradas para o trajeto até o trabalho.

Plantas baixas

Elas devem garantir que os quartos tenham iluminação natural e circulação de ar ideais com base em quando são usados, para reduzir a energia necessária para iluminação, aquecimento e resfriamento.

As plantas baixas abertas apoiam o conceito de casas sustentáveis, pois reduzem o número de paredes que devem ser construídas, junto com as necessidades de iluminação e ventilação.

Quais os acabamentos de uma casa sustentável?

Vejamos abaixo quais as formas ideais de acabamentos para que sua casa seja destaque no mundo  da sustentabilidade.

Materiais de construção sustentáveis

Isso significa usar materiais reciclados, recuperados e/ou reaproveitados como: madeira, alumínio, pedra, vidro e tijolos. Com ênfase na construção sustentável, mais construtores estão seguindo as diretrizes de desconstrução para reciclar até 80% dos materiais de uma casa.

Muitos compradores e proprietários de casas estão aprendendo a economizar dinheiro e poupar o meio ambiente, procurando portas, janelas, cornijas de lareira reciclados.

Ao usar novos materiais, use madeira que foi colhida de forma sustentável ou materiais renováveis ​​como o bambu, que são rapidamente reabastecidos devido à sua rápida taxa de crescimento.

Compre eletrodomésticos EnergyStar, vasos sanitários WaterSense e iluminação com eficiência energética, LED ou CFL. Para obter a qualidade do ar, procure tintas, gabinetes e móveis com baixo teor de COV ou sem compostos orgânicos voláteis.

Produtos verdes comuns para casas sustentáveis ​​incluem:

  • Pisos verdes: é comumente associado a bambu, cortiça e madeira reciclada. Ladrilhos e pisos de pedra também são ótimas opções, pois não precisam ser atualizados com tanta frequência;
  • Armários verdes: são aqueles feitos de bambu, ou armários de reciclagem, pintando/retocando seus armários ou comprando-os usados;
  • Paredes ecológicas: que estão se tornando muito populares, incluem tijolos ou compostos feitos de cal, pedra, areia e cimento. Eles são especialmente bons em paredes externas, onde oferecem economia nas contas de aquecimento ou ar condicionado.

Energia sustentável

Está disponível para proprietários de residências com painéis solares e sistemas geotérmicos. Se estiver remodelando, você pode começar com um aquecedor solar de água quente ou passar para um sistema solar que forneça a maior parte da energia necessária.

Os sistemas geotérmicos oferecem outra opção para reduzir o uso de energia, juntamente com contas de serviços públicos mais baixas.

Paisagismo verde

Significa usar plantas nativas para minimizar a água e a manutenção que seu quintal precisará para mantê-lo com boa aparência. Você também pode projetar um sistema para coletar água da chuva para reduzir as contas de água. Calhas e ralos perimetrais podem canalizar a água para o jardim ou até mesmo ser usados ​​para dar descarga.

Em suma, casa sustentável é aquela em que o consumo de energia é mínimo e gera pouco impacto ao meio ambiente, sejam emissões ou resíduos. Essas são apenas algumas das dicas que damos para deixar uma construção um pouco mais sustentável.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo e tire suas dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *