Piso ecológico para área externa: unindo segurança e sustentabilidade

Ao avaliar as opções de revestimento para o piso da área externa, seja de uma residência, estabelecimento comercial ou área de lazer, é importante escolher aquela que traga o máximo de conforto, praticidade na instalação e, atualmente, também seja ecologicamente correta. Nesse contexto, a lajota ecológica surge como um piso acessível e que, além de ser confeccionado com materiais reciclados, também traz uma série de vantagens. Saiba mais sobre esse piso ecológico para área externa!

Pneus velhos se transformam em piso

A lajota ecológica trata-se de um material confeccionado com grãos de borracha, geralmente fabricados através da reutilização de pneus descartáveis, que são coloridos individualmente e compactados com uma resina. Graças a essa forma de manufaturação, esse tipo de lajota traz grande impacto positivo no meio ambiente, já que esses pneus, de outra forma, ficariam depositados em algum local, levando muitos anos para se decompor.

Vantagens da lajota ecológica

Não apenas benéfica para o meio ambiente, a lajota ecológica também traz muitas vantagens para quem vai instalar e utilizar o espaço revestido com esse material. O piso conta com muita resistência e durabilidade, é muito fácil de limpar (basta utilizar um pano úmido com detergente), possui propriedades antiderrapantes e absorve impactos – o que dá mais segurança e ameniza eventuais quedas – e ainda conta com diversas cores de acabamento, dessa forma possibilitando que você escolha uma lajota que combine com a decoração e o projeto arquitetônico do local.

Imagem: Playgrama
Imagem: Playgrama

Outro ponto fundamental em pisos externos é o escoamento e/ou absorção da água da chuva – e com a lajota ecológica, o ambiente possui uma solução muito eficiente e, claro, sustentável. Ela é um piso ecológico drenante, ou seja, permite a passagem de água e a permeabilização do solo, evitando assim que umidade se acumule no piso, o que pode causar acidentes e quedas. A lajota ecológica ainda é isolante térmica – evitando que o piso fique muito quente mesmo com a exposição prolongada ao sol, por exemplo.

Possibilidades de uso desse piso ecológico na área externa

Além de ser indicada para ambientes internos, como banheiros e academias, entre as aplicações da lajota ecológica também estão os ambientes externos, como calçadas, rampas e playgrounds. A principal vantagem de contar com esse tipo de piso nesses ambientes é agregar mais segurança, ao mesmo tempo em que se tem um cuidado com o meio ambiente.

Nas calçadas, a lajota ecológica pode ser usada como revestimento, já que se trata de um piso ecológico drenante, é muito durável e ainda tem um custo menor em comparação com outros materiais – justamente por ser confeccionado com borracha reciclada retirada de pneus.

Além disso, essa lajota também é indicada para a instalação de rampas antiderrapantes – aquelas que proporcionam acessibilidade a cadeirantes em locais que anteriormente só possuíam escadas, por exemplo. Esse material é propício para esse ambiente externo justamente por ser antiderrapante, trazendo ainda mais durabilidade e beleza para as rampas.

Por fim, esse tipo de revestimento também é muito útil em playgrounds, já que evita acidentes, absorve impactos, é resistente a altas temperaturas, tem higienização muito prática e ainda possibilita a utilização de lajotas ecológicas com diversas cores, dando um visual mais alegre ao ambiente.

Com toda essa versatilidade, é fácil contar com um piso ecológico para área externa como a lajota ecológica, que torna o ambiente seguro, confortável e bonito – e ainda por cima fazer sua parte com a mãe natureza, reutilizando materiais. Dessa forma, você conta com o equilíbrio perfeito entre o que é melhor para você e para o planeta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *