Piso emborrachado para academia: segurança e praticidade

O piso emborrachado, seja formado por placas de E.V.A. ou por lajotas ecológicas, é muito versátil e também prático – tanto de instalar, quanto de limpar. Por isso, ele combina muito bem com diversos ambientes e tem muitas utilidades, como, por exemplo, revestir o piso de uma academia. As propriedades desse material oferecem muita segurança, conforto e praticidade, e logo abaixo você confere mais motivos para apostar no piso emborrachado para academias e até mesmo para centros de treinamento funcional.

Tipos de piso emborrachado

Existem vários tipos de piso de borracha; para academia, alguns dos mais utilizados são justamente a placa de E.V.A. e a lajota ecológica. Enquanto o primeiro se trata de placas de borracha E.V.A. que são encaixadas umas nas outras, formando assim uma cobertura uniforme para o piso, a lajota ecológica é um revestimento que se assemelha à lajota clássica, mas que é confeccionado com borracha granulada, derivada de pneus reciclados.

Fonte: Mercado Livre e Stilo Academia
Fonte: Mercado Livre e Stilo Academia

Claro que ainda existem outros tipos de pisos emborrachados para academia, como, por exemplo, o piso de borracha pastilhado e o resinado, mas a lajota e o tapete de E.V.A são mais acessíveis e tão eficientes quanto os outros. E além da borracha, até mesmo a grama sintética pode ser usada para unir decoração atraente com mais segurança em uma academia, já que esse material absorve impactos e é antiderrapante.

Vantagens para academias

Por ser um ambiente com grande fluxo de pessoas que realizam atividades físicas, é importante que o revestimento do piso nesse local ajude a trazer mais segurança e conforto. Justamente por isso, o piso emborrachado é muito apropriado para academias:

  • Ele é antiderrapante, o que ajuda a evitar quedas e acidentes, e tem baixa abrasividade, fazendo com que eventuais escorregões não causem machucados graves;
  • Consegue absorver impactos (de baixo e até mesmo médio impacto);
  • É isolante térmico, o que evita choques térmicos nos frequentadores da academia, e atenuante de ruído, diminuindo o barulho consequente da prática de exercícios;
  • O piso de E.V.A. ainda tem o diferencial de seu acabamento colorido, o que ajuda a deixar o ambiente mais decorado, animado e estimulante;
  • Já a lajota ecológica é apropriada para aqueles estabelecimentos que também buscam ser ecologicamente corretos, pois é feita com borracha reciclada de pneus descartados.

Além de ser benéfico para os usuários da academia, o piso com revestimento emborrachado também traz facilidades para quem administra o local: esse tipo de material é muito fácil e prático de se instalar, podendo ser aplicado sobre quase todos os tipos de piso, e também é muito prático de ser higienizado, bastando um pano úmido e detergente (ou água e sabão).

Formas de aplicação

Esse revestimento pode estar presente tanto no piso inteiro, maximizando as vantagens e a segurança trazidos com o piso emborrachado, como em um local específico – por exemplo, através de um tapete de borracha. Para academias menores (ou até mesmo caseiras) e que contam com um valor de investimento um pouco mais restrito, essa pode ser uma saída mais viável.

Fonte: Playgrama
Fonte: Playgrama

Esse tapete emborrachado pode, por exemplo, ser confeccionado com placas de E.V.A., que são bastante acessíveis e, como você já viu, contam com todas as propriedades que fazem o piso de borracha ideal para academias. Como a “instalação” desse tapete é móvel, você pode realojar as placas de acordo com a necessidade, para cobrirem aquele local que mais necessita desse revestimento.

Fonte: Loucos por Decoração
Fonte: Loucos por Decoração

Seguro, prático, durável e fácil de manter, o piso emborrachado para academia pode deixar o ambiente muito mais agradável, tanto para instrutores quanto para quem se exercita no local. Avalie as opções no mercado e escolha aquele revestimento que melhor se enquadra no perfil do seu negócio.

1 thoughts on “Piso emborrachado para academia: segurança e praticidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *