Tapete de EVA infantil: conheça os benefícios para crianças de diferentes idades

Garantir que seus filhos estejam sempre seguros e que se desenvolvam da forma mais plena possível são algumas das principais preocupações dos pais. Isso, claro, traz muitos desafios no dia a dia de uma família, até mesmo quando o assunto é o piso do quarto de dormir ou do quarto de brinquedos dos pequenos. A boa notícia é que o tapete de EVA infantil é uma solução prática e eficiente para você decorar o espaço dos seus filhos. Saiba mais!

Vantagens do EVA no desenvolvimento infantil

Desde recém nascidos, os bebês procuram interagir com o ambiente que está ao seu redor e, além disso, aprender com ele. Uma parte fundamental do desenvolvimento dos pequenos é o ato de engatinhar, que começa quando a criança tem cerca de dez meses de idade, que ajuda no alinhamento da coluna e no fortalecimentos dos músculos – ou seja, é uma prática importantíssima para o crescimento saudável de um bebê. Nesse contexto, é importante que a criança possa desenvolver sua aptidão neuromotora em um local seguro e propício.

Fonte: Playgrama
Fonte: Playgrama

O problema é que, às vezes, os pais podem restringir o engatinhar devido à falta de um piso adequado, que seja seguro e confortável. Nesse tipo de situação, as placas de EVA são uma solução ideal: o material é fácil de ser aplicado, tem limpeza rápida e fácil, conta com propriedades que absorvem o impacto (é um piso emborrachado), é antiderrapante (portanto, traz segurança e facilita o engatinhar), isolante térmico e não é abrasivo (ou seja, não queima ou machuca a pele).

tapete de EVA
Fonte: Blog Moda da Gente

Para completar as vantagens, o tapete de EVA infantil ainda traz opções coloridas, que chamam a atenção dos bebês e os estimula visualmente. No entanto, é preciso evitar aqueles modelos que possuem letras e/ou bichinhos que se encaixam no tapete, pois esses oferecem perigo aos pequenos – geralmente, esses materiais são pequenos e podem acabar sendo ingeridos pelas crianças.

E com a grande durabilidade deste piso, você pode garantir que ele continue sendo útil e benéfico para o seu filho mesmo nas fases seguintes do crescimento dele. Por exemplo, instalar as placas de EVA em um quarto de brincadeiras – ou no quarto da criança mesmo – gera um ambiente seguro e decorado, que irá proteger ele e seus amigos em eventuais quedas, durante as brincadeiras, e também trazer um colorido todo especial para o cômodo.

Saiba mais sobre as vantagens desse material para a garotada no post piso de EVA para quarto infantil.

Fonte: Playgrama
Fonte: Playgrama

Dicas de manutenção da placa de EVA

Confira algumas orientações que ajudam a aumentar a vida útil do seu piso de EVA, trazendo, assim, vantagens por muito mais tempo para os seus filhos:

  • Não instale o piso sobre objetos pontiagudos (além de danificar o material, isso pode causar machucados nas crianças).
  • Evite utilizar produtos como álcool e desinfetantes na limpeza das placas de EVA.
  • Para lavar o material, utilize um pano úmido ou, então, lave com água e sabão.
  • Para secar, mantenha as placas em temperatura ambiente, de preferência na sombra ou em uma área interna.
  • Não deixe o EVA exposto a temperaturas muito altas (acima dos 40°C), pois isso pode danificar o material.
  • O tapete de EVA infantil pode ser usado em áreas externas ou internas, porém, tenha cuidado, pois a exposição à chuva, ao sol e à umidade pode reduzir a vida útil do material.

3 thoughts on “Tapete de EVA infantil: conheça os benefícios para crianças de diferentes idades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *