Como limpar tapete de E.V.A. de um jeito fácil e eficiente

tatame colorido de eva

Um tatame ou mesmo tapete feito com placas de E.V.A. pode ser uma ótima solução para quem precisa de um piso confortável, seguro, com grande durabilidade e manutenção descomplicada. Porém, essa manutenção mais fácil não significa que não se precise ter alguns cuidados, afinal, a higienização correta desse material aumenta sua vida útil e evita a proliferação de bactérias. Confira as dicas que preparamos sobre como limpar um tapete de E.V.A. da forma mais eficiente e fácil possível!

Como limpar E.V.A.

De forma geral, o E.V.A. (Espuma Vinílica Acetinada) é um material muito rápido e fácil de ser higienizado. A limpeza pode ser realizada em apenas alguns passos e utiliza materiais e produtos que a maioria das pessoas tem em casa. A única restrição é com o uso de produtos químicos que contenham ácido (como álcool e desinfetantes, por exemplo), pois eles podem danificar o E.V.A.. Veja o que é necessário e também como limpar o seu tatame ou piso.

5 materiais que vão ajudar na limpeza do seu E.V.A.:

1. Vassoura.
2. Detergente ou sabão neutro.
3. Água.
4. Panos limpos e que não soltem fiapos.
5. Escova com cerdas macias.

Passo a passo para limpar E.V.A.:

1) Ao remover o tapete do local onde ele está aplicado, utilize a vassoura para limpar essa região do piso e também remover aquelas sujeiras “maiores” na superfície do E.V.A., que saem facilmente apenas com essa limpeza.

2) Use o pano umedecido na água com sabão/detergente neutro e esfregue a superfície do E.V.A. nos dois lados e também nas laterais. Caso haja muita sujeira no tapete/tatame, utilize a escova no lugar do pano.

3) Depois disso, utilize um pano seco para remover o excesso de sabão.

4) Para que o E.V.A. seque da forma mais adequada, o ideal é deixá-lo em um local com sombra, à temperatura ambiente.

Prontinho! Com esse processo muito fácil e rápido você garante que o material se mantenha limpo e livre de fungos e bactérias, o que aumenta a sua vida útil e contribui para manter a saúde de quem usufrui do tapete.

A periodicidade da limpeza depende bastante de como e com que frequência o tapete é utilizado. Caso ele seja usado bastante – por crianças ou até mesmo na prática de atividades físicas, por exemplo -, o ideal é fazer uma limpeza leve diária e outra mais completa mensalmente. No caso do E.V.A. branco, a higienização pode ser um pouco mais difícil; nessas situações, a dica é utilizar produtos de limpeza multiuso e aumentar a frequência da limpeza completa do material.

Tatame de EVA azul
Fonte: GCL Kids

Vantagens do E.V.A.

Além de ser muito prático de limpar e ter uma vida útil bastante extensa, o E.V.A. ainda conta com outras características que apresentam um grande benefício no uso cotidiano. O material absorve impactos, é antiderrapante, não é abrasivo (não machuca ou queima a pele) e é isolante térmico – propriedades que garantem muita versatilidade.

Devido ao conforto e segurança que proporciona, o piso de E.V.A. pode ser utilizado em diversos espaços para crianças, como brinquedotecas, playgrounds, creches, salões de festa etc, e também em áreas voltadas para a prática de atividade física, como academias, por exemplo. Para saber mais, confira esse post com dicas sobre como escolher o tatame de E.V.A..

Com todas essas vantagens e sua limpeza supersimples, o E.V.A. é uma ótima alternativa para o piso. Tanto em áreas fixas como também naquelas “móveis”, já que o material é modular e pode ser encaixado e desencaixado em outro local, os tatames representam muito mais conforto, segurança e praticidade!

4 thoughts on “Como limpar tapete de E.V.A. de um jeito fácil e eficiente

  1. Marcela silveira says:

    Tenho esses Eva no quarto do meu avôs e sempre tiramos pra limpar, lavamos eles a cada dois meses e toda que tiramos eles simplesmente aumentam o tamanha dele e toda vez temos que tira um pedaco pra poder encaixar todo no quarto, nao sei nem mas o que fazer.pra nao aumentar assim

    • Carla says:

      @Marcela Silveira: o que ocorre é que vcs estão lavando. EVA é sigla de Espuma Vinílica Acetinada. Espuma encharcada incha. Motivo que está fazendo o seu tapete crescer. Espero ter ajudado.

    • Ana paula says:

      Ola. O melhor e voce procurar por uma lona .ou propria para tatame ou a lona de piscina.
      Veja a medida.
      Lavar o tatame ele so vai te dar problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *