Tatame de E.V.A.: como escolher o modelo ideal

Tatame Preto e Amarelo de Academia

Por ser um material muito resistente e versátil, o tatame de Etil Vinil Acetato (E.V.A.) tem sido cada vez mais adotado em academias e espaços de prática de exercícios em geral. Além de proporcionar segurança e conforto para quem realiza as atividades, o material ainda traz grande custo-benefício por seu preço acessível e fácil manutenção. Saiba quais as vantagens em adotar o tatame de E.V.A. na sua academia e confira dicas para escolher o modelo ideal para diversos tipos de atividades.

Características do tatame de E.V.A.

O E.V.A. é um material emborrachado, atóxico, muito resistente e bastante leve. Por isso, sua utilização é muito diversificada – ele pode ser aplicado tanto em artesanatos como em pisos de academias e de áreas infantis, por exemplo. Além disso, o material pode ter diversas cores, espessuras e tamanhos, o que ajuda a aumentar ainda mais a sua gama de aplicações.

Vantagens de optar por esse material

Quando utilizado como tatame, esse material apresenta uma série de vantagens para a prática de atividades físicas. Como o espaço é formado por placas de E.V.A. que se encaixam e desencaixam facilmente, o primeiro benefício é a mobilidade. Com praticidade e facilidade, é possível transferir o tatame de um ambiente para outro, apenas desmontando-o e montando-o em seguida.

Além disso, outras propriedades do Etil Vinil Acetato dão mais conforto e segurança para quem pratica atividades físicas em um tatame ou tapete desse material. Como ele é atóxico, não causa reações alérgicas quando entra em contato com a pele; sua absorção de impactos ajuda a evitar machucados em eventuais quedas, que por sua vez são minimizadas, já que o tatame de E.V.A. é antiderrapante. Seu acabamento emborrachado traz mais conforto e suavidade ao caminhar e ainda proporciona isolamento acústico.

Já quem é responsável pela manutenção da academia ou ginásio ganha em custo-benefício, pois uma placa de E.V.A., além de possuir preços muito acessíveis, conta com grande vida útil e manutenção muito prática. A higienização do material pode ser feita com um pano úmido ou água e sabão neutro – mas lembre-se de deixar as placas secarem à sombra e de nunca utilizar materiais como o álcool e o ácido.

Modelos indicados para cada tipo de atividade

Todas essas vantagens vêm fazendo com que o E.V.A. se torne um material utilizado em diversas atividades e situações. No entanto, é preciso ter atenção na hora de escolher qual será o tatame utilizado pois, dependendo da atividade realizada, ele conta com uma espessura mais indicada. Existe uma grande variedade de modelos (tanto com relação a cores, quanto com tamanho, que pode variar de 10mm até 40mm). Por isso é importante escolher o correto. Confira:

  • Placas de EVA com 10mm a 20mm – Essa espessura é a mais indicada para as chamadas atividades de baixa intensidade. Ao elaborar um espaço focado em exercícios como yoga, pilates, por exemplo, o tatame de E.V.A. ideal deve ter uma espessura dentro dessa metragem. Além disso, também é indicado para a cobertura do piso em geral, pois proporciona conforto e estabilidade ao caminhar.
  • Placas de EVA com 30mm a 40mm – Já essa faixa de metragem é indicada justamente para as atividades de média e alta intensidade, pois proporciona maior absorção de impacto – o que é fundamental para artes marciais, por exemplo. As artes marciais que não possuem tanto contato frequente com o solo, como o karatê, podem contar com tatames de 30mm; já para aquelas cujo contato com o tatame é frequente, que possuem derrubadas e técnicas de solo (como jiu-jitsu e judô), a metragem de 40 milímetros traz maiores benefícios para os praticantes, especialmente evitando acidentes e machucados.

Seguindo essas dicas, você já conhece todas as vantagens que o tatame de E.V.A. pode trazer para a sua academia ou ginásio, e ainda conta com orientações para adquirir o modelo mais indicado para cada atividade!

4 thoughts on “Tatame de E.V.A.: como escolher o modelo ideal

  1. Vanderlei says:

    Quero montar um espaço de 2,5 por 4,0 de EVA 30 mm placas coloridas o que vocês me indicam? quanto me custaria? Como faço para fazer o pedido? Aguardo resposta obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *