Como desinfetar quintal com cachorro? Conheça 2 alternativas eficientes!

Cachorro olhando para a câmera

Como desinfetar o quintal com cachorro? Ter animais de estimação é ótimo, mas exige cuidados redobrados com a higiene dos espaços onde eles circulam.

Por isso, fazer a limpeza frequente do quintal é super importante para acabar com as pulgas manter insetos e parasitas longe de você e do seu pet. É uma forma de garantir o bem-estar de todos. 🙂

Então, acompanhe a leitura de hoje para conferir como desinfetar o quintal com cachorro de forma eficiente!

1 – Limpeza básica

O primeiro passo para desinfetar o quintal é manter uma rotina de limpeza semanal para retirar o excesso de sujeira.

Ou seja, utilize a vassoura para varrer resíduos — bolas de pêlo, folhas secas, pedras, areia, terra, entre outros. Para retirar sujeiras mais persistentes, utilize uma mangueira ou água quente.

Ademais, lembre também de sempre recolher as fezes do animal para manter o quintal livre de insetos e odores desagradáveis.

Estes cuidados básicos vão deixar a área em condições para receber produtos de limpeza mais pesada.

2 – Limpeza profunda

Com o pátio livre de sujeiras e detritos, o próximo passo é a limpeza mais profunda. Somente ela é capaz de eliminar insetos, parasitas e germes, como vírus e bactérias.

Normalmente, os produtos desinfetantes comuns que você encontra no mercado são efetivos para eliminar a maior parte das bactérias e vermes.

Enfim, basta aplicar o produto em todo local infectado, deixar agir por volta de 15 minutos e depois enxaguar com água limpa.

Porém, se a área está contaminada por vírus, o processo de desinfetar o quintal com cachorro pode ser um pouco mais complicado.

Veja quais produtos podem ser usados para deixar seu pátio livre de parasitas que causam doenças nos animais:

  • Para eliminar o vírus da parvovirose: utilize água sanitária pura com concentração de 2% a 3% com uma frequência de limpeza mensal. Evite contato com as fezes do animal e substitua seus objetos e brinquedos.
  • Para eliminar o vírus da cinomose: utilize fenol, solvente lipídico ou amônia quaternária em duas aplicações (com uma semana de intervalo).
  • Para eliminar carrapatos e pulgas: utilize uma solução de vinagre e bicarbonato de sódio com uma frequência de 2 a 3 vezes por semana.
  • Para eliminar insetos: utilize inseticidas apropriados. Mas tenha cuidado no uso, porque alguns produtos podem ser tóxicos para os animais. Ou, ainda, ter efeito reduzido em reação com os desinfetantes.

Lembrando que é importante barrar a circulação do animal na área para desinfetar o quintal. Isso evita a intoxicação com os produtos químicos.

Quando a limpeza é mais drástica, pode ser preciso manter o cão longe do quintal por vários meses até que todo produto seja eliminado.

Conclusão

Como você pode ver, existem diversas maneiras de desinfetar o quintal com cachorro.

Sendo assim, determinar o método mais adequado depende de uma avaliação cuidadosa. Isso ajuda a identificar as condições da área, os micro-organismos infectantes e o que precisa ser feito.

Enfim, para esclarecer qualquer dúvida e garantir que a limpeza seja eficiente, consulte um médico veterinário. Ou um profissional especializado em desinfecção de ambientes de sua confiança.

Conheça a grama sintética para cachorro e veja se essa opção de piso agrada você!

2 thoughts on “Como desinfetar quintal com cachorro? Conheça 2 alternativas eficientes!

  1. REgina says:

    Ok, para um canil a orientação é boa, mas e se o quintal é todo gramado como o meu que tem 300 m2 de grama e mato? Como higienizar o local porque é inviável usar esses produtos químicos todos. Agradeço a informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *