11 98917-1777 | 11 98916-1672

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Um dos maiores desafios de donos de pets é ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Como tudo na vida, para os bichinhos também é um processo de aprendizagem — e isso exige paciência e dedicação dos tutores!

O importante é não desistir e, acima de tudo, proporcionar o ambiente propício para que o seu cachorrinho consiga aprender o local certo para utilizar. Confira as dicas que separamos para facilitar este processo:

Prepare a casa

Em primeiro lugar, é importante saber que o bichinho identificará o lugar correto para suas necessidades com mais facilidade se for um local específico, reservado somente para essa função.

Também preste atenção no tamanho do espaço, porque o cachorro normalmente precisa conseguir entrar e dar voltas para se adaptar ao ambiente. Se o local for muito pequeno, ele pode acabar errando o local do xixi, mesmo indo ao local correto.

Outra boa dica é separar um espaço distante de onde o cachorro se alimenta e dorme, para que ele consiga diferenciar os dois locais.

Como ensinar o cachorro?

Os animais costumam funcionar bem com o sistema de recompensas. Ou seja, quando o cachorro fizer suas necessidades no lugar certo, a ideia é oferecer um petisco ou elogiá-lo de forma que ele entenda que teve o comportamento correto.

Repita a ação sempre que o cachorro agir corretamente e, com o tempo, ele entenderá. Mas preste atenção: não é preciso brigar quando ele fizer no local errado, porque ele não vai compreender.

Caso a técnica de recompensa não dê certo, aqui vão algumas dicas:

1 – Leve o cão para o local de xixi várias vezes por dia

Os filhotinhos costumam defecar e urinar logo depois de comer, enquanto os mais adultos demoram alguns minutos. Preste atenção também nos outros horários de forma que você entenda sua rotina e leve o cão até o tapete de tempos em tempos.

2 – Deixe mais de um local disponível

Inicialmente, durante a adaptação, é possível que o cachorro demore a assimilar o local. Por isso, vale a pena deixar mais de um tapete ou jornal espalhado pela casa até que o cãozinho se acostume, para que acidentes indesejados não ocorram.

3 – Teste materiais mais naturais

Muitas vezes o que causa estranhamento para os bichinhos é o tipo de tapete que o seu tutor coloca. A nossa dica é investir em um tapete de grama sintética, que é bastante higiênico e ajuda no adestramento.

Dica extra que é essencial: manter a higiene do tapete onde o cachorro fará suas necessidades faz toda a diferença! Essa é mais uma vantagem do tapete de grama sintética, pois ele pode ser lavado facilmente com água e sabão.

Leia também: Grama artificial para cachorro: 3 situações em que pode ser usada

E então, qual dica funciona melhor para você ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo? Tem outras práticas para indicar aos nossos leitores?

De qualquer forma, conte com a Playgrama para montar um cantinho educativo e eficaz para o seu cachorro!

Deixe uma Resposta.