Dicas práticas para ter um jardim no terraço

terraco com telhado verde

Que tal aproveitar o espaço do seu terraço para levar um toque natural para a sua casa? Montar um jardim no terraço é daquelas dicas simples e bonitas que todo mundo gosta, não é?!

O mais legal é, usando a criatividade, o seu cantinho particular pode trazer muita vida ao ambiente, com diferentes flores, plantas e muito verde! Confira as dicas que nós preparamos para você montar um jardim no terraço!

Fatores essenciais

Antes de começar a montagem do jardim no terraço, vale a pena prestar atenção nestes dois fatores:

  • Fatores climáticos: as plantas precisam ser protegidas do sol e do vento, caso seja um ambiente aberto;
  • Espécies de plantas: as plantas demandam cuidados específicos conforme sua espécie, por isso escolha de acordo com o tempo que você tem disponível para cuidá-las.

Elementos para jardim no terraço

Aqui vão algumas inspirações de elementos que ajudam a compor um jardim de terraço com harmonia visual, beleza e praticidade. Olha só:

Madeira e pedras

As texturas de madeira e as pedras são elementos que ornam muito com as plantas e ainda trazem um visual mais urbano para o local. Vale revestir as paredes, o piso ou até mesmo montar um caminho com estes materiais, fica super bonito!

Jardim no terraço
Fonte: Pinterest

Vasos diferenciados

A maneira mais simples de dar charme para as plantas é escolher vasos diferenciados para colocá-las. Não é difícil de achar no mercado e o investimento financeiro não costuma ser muito alto.

E ah, também vale lembrar de uma dica de amiga: os vasos pequenos são mais fáceis de cuidar e é uma boa forma de começar a cultivar plantinhas.

Decoração e pisos

Nem só de vasos de plantas e pedrinhas vive o seu terraço, não é? Sendo assim, a decoração traz uma cara mais aconchegante e caseira para o local. Além disso, pequenos elementos já fazem toda a diferença. Invista em quadrinhos, prateleiras e até mesmo almofadas.

Quanto ao piso, uma pequena mudança já muda toda a estética do local. Então, uma alternativa legal é pensar em colocar piso de madeira em uma parte do terraço, ou até mesmo investir em grama sintética para dar uma cara ainda mais natural ao ambiente.

Jardim no terraço
Fonte: Pinterest

Móveis

Se a sua intenção é utilizar o terraço também como ambiente de convivência familiar ou para receber convidados, os móveis são essenciais. Ou seja, é claro que depende do espaço disponível, mas valem bancos grandes, cadeiras soltas e até mesmo uma mesa de jantar.

Quanto a estética, se você quiser manter uma cara natural, os móveis mais rústicos, de fibras naturais e de madeira darão um toque especial para o seu jardim no terraço! Por isso, também é legal reutilizar móveis antigos, que tal?

Jardim no terraço
Fonte: Pinterest

Luzes

O jardim no terraço também pode ser aproveitado a noite, especialmente nos dias mais quentes ele pode ser um belo e aconchegante refúgio! Para isso, as luzes são necessárias.

Mas o mais legal sobre iluminação é que além da função em si, também se torna parte da decoração. As famosas “luzinhas de natal” ou luminárias de parede farão toda a diferença!

E então, pronto para montar seu jardim no terraço? Com as nossas dicas vai ficar lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *