11 2359-2222

Aprenda como recuperar as plantas da sua casa

Saiba aqui como recuperar planta e melhorar a saúde das suas mudinhas!

Quem gosta de ter plantas em casa sabe que elas transformam um ambiente. Trazendo cores, aromas e muita vida, cuidar das plantas é uma atividade relaxante e prazerosa. Porém, algumas vezes, problemas acontecem e é necessário saber como recuperar plantas danificadas.

As causas para o adoecimento das plantas podem ser muitas, portanto, é fundamental tentar analisar o que está acontecendo antes de começar a agir.

Por exemplo, se a planta está triste e com as folhas amareladas, pode ser que você esteja regando-as demais. Agora, se as folhas das plantas estão com manchinhas, é possível que haja infestação de pragas, como as cochonilhas, por exemplo. 

Independente da situação, algumas práticas podem ser feitas para aprender como recuperar plantas que estão doentes ou quase mortas. Para ajudar você, separamos algumas dicas bem práticas.

5 dicas para recuperar as plantas

Recuperar as plantas é uma tarefa gratificante. Afinal, mesmo que você não tenha sucesso na sua missão, terá aproveitado um momento para lidar com a terra e estar em contato com as plantinhas.

Conheça as dicas que preparamos para você:

Livre a planta das pragas

Como vimos anteriormente, as pragas podem ser as causadoras do adoecimento das plantas. Em alguns estágios, basta eliminar as pragas e a planta volta a crescer, recuperando sua saúde.

Mas, atenção: é muito importante utilizar os inseticidas certos para plantas. Dê preferência a produtos como óleo de nem, sempre evitando os inseticidas domésticos.

Faça uma poda

Se mesmo após eliminar as pragas a planta permanecer doente, você pode fazer uma poda nas folhas e até mesmo no caule. Podando o caule é possível avaliar a saúde geral da planta. Vá cortando de pouco em pouco e, assim que encontrar uma parte saudável, ou seja, ainda verde, pare de podar.

Com isso, você elimina as partes danificadas da planta e ela pode crescer forte e saudável novamente.

Mude a planta de vaso

Mudar a planta de vaso é uma ótima alternativa. Para isso, basta escolher um vaso maior do que aquele na qual a planta estava anteriormente.

Desse jeito, é possível que as raízes se fortaleçam e tragam vida à planta. 

Prepare uma terra nova

Além de mudar a planta de vaso, preparar uma terra nova é fundamental. E isso se deve ao fato de que a terra dos vasos perde nutrientes aos poucos, mesmo realizando fertilizações periódicas.

Portanto, prepare uma terra nova, com bastante nutrientes e matérias orgânicas para transplantar sua plantinha.

Evite expor demais a planta ao sol

Mesmo as plantinhas que mais precisam de sol necessitam de uma pausa quando estão doentes. Isso porque o sol pode exigir demais de uma planta debilitada, sendo prejudicial para o seu desenvolvimento.

Uma dica aqui é deixar que as plantas fiquem no sol a metade do tempo que deveriam se estivessem saudáveis. Também é importante que as horas de sol sejam em momentos onde a incidência não é tão forte, como nas primeiras horas da manhã.

Gostou do conteúdo? Então continue em nosso blog e conheça outras publicações como essa.

Descubra como fazer um lindo paisagismo de varanda, veja dicas para cuidar das plantas durante a viagem e muito mais!

Deixe uma Resposta.