Como fazer jardim na calçada?

Quem realizou o sonho da casa própria, com certeza quer ficar atento com as melhores soluções para deixar o exterior e o interior da residência o mais bonito possível. Logo, muitos moradores querem saber como fazer jardim na calçada.

A jardinagem é considerada por boa parte das pessoas como um momento terapêutico necessário, ela ajuda você a estar sempre em harmonia com o lar e também colabora em uma vida com menos estresse e que prioriza o seu bem-estar diariamente.

Se deseja apostar nessa solução e surpreender a todos, continue conosco e veja nos tópicos abaixo algumas ideias que ajudarão a construir o seu. Boa leitura!

Caminho de tijolos

Uma das ideias mais simples relacionadas a como fazer jardim na calçada é apostar em um caminho de tijolos. Aos que desejam focar em uma solução sustentável, há os que são produzidos de maneira ecológica. Alguns são desenvolvidos com materiais de resíduos plásticos, outros de garrafa pet. Fica a critério do objetivo de cada morador.

Nos cantos da área procure colocar tapetes de grama ou plantar árvores no meio, a depender do tamanho. A Cássia-do-nordeste, a Escova-de-garrafa e o Ipê-amarelo são escolhas muito atraentes e com certeza encantará os passantes do lugar.

Piso de cerâmica

A calçada com um piso de cerâmica é uma solução econômica e prática, principalmente na hora de fazer a limpeza da área. Existe a pedra mineira, uma material que pode ser colado no centro da área, combina muito com o investimento em palmeiras ou outras árvores de porte pequeno, como a Bracatinga-rósea ou o Ipê-de-jardim.

Caso queria evidenciar a entrada da casa, foque no Cipreste italiano em caqueiras  apropriadas. É um ótimo exemplo de elemento de ornamentação, pois é resistente às altas temperaturas e sempre remete a um paisagismo clássico.

Concregrama

Indicado principalmente às áreas externas, o morador que procura saber como fazer jardim na calçada sempre se depara com esse tipo de solução. Também conhecido com pisograma, é um revestimento onde o vazamento do concreto permite o crescimento de grama.

Existe uma variedade de modelos, além de ser uma solução bastante econômica e resistente ao tempo. Cabe ao dono do imóvel apostar na criatividade e escolher o design que achar mais atraente. Alguns costumam optar por ela em casas com garagem. Ah! ela também evita alagamentos em dias de chuva.

Calçada com desenhos

Outra solução interessante e que com certeza chamará a atenção das pessoas são as calçadas com desenhos. Alguns apostam nas pedras portuguesas para fazer formas geométricas ou demais símbolos conforme o gosto do dono.

Elas também são ótimas para muros e fachadas. Alguns costumam apostar nos formatos circulares e colocar um gramado com plantas e flores no meio. É uma solução que dá todo um charme ao local e com certeza o deixará satisfeito com esse tipo de investimento.

Durante a leitura deste artigo você conferiu algumas soluções relacionadas a como fazer jardim na calçada. Portanto, abuse da sua criatividade e escolha aquela opção que melhor combina com seu estilo.

Quais dessas alternativas mais chamou sua atenção? Deixe seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *