Como fazer um lindo jardim corporativo

jardim interno pequeno decorado

Os jardins corporativos são uma forma bem graciosa de deixar a empresa mais convidativa, ajudando até mesmo no desempenho melhor dos funcionários. Afinal, quem não se sente mais inspirado para trabalhar quando está em um ambiente aconchegante e bonito, não é mesmo?

Além disso, um bom jardim corporativo ajuda a valorizar o lugar e gera um impacto mais positivo quando possíveis clientes forem fazer uma visita.

Assim, se você estava pensando em apostar em um jardim desse tipo para deixar tudo mais bonito na sua empresa, aprenda como fazer!

Usar detalhes em pedra

Uma das tendências no Paisagismo é contar com elementos de pedra para compor jardins, inclusive os jardins corporativos.

Há diferentes opções: pode ser um conjunto de vasos que seja confeccionado em pedra, escultura, uma fonte ou qualquer outra coisa que a imaginação sugerir (e que seja viável em um jardim).

Inclusive, muitas pessoas apostam em vasos de concreto: há os moldes específicos para que se faça esses vasos, podendo ter formato de flor, geométrico e outros. Com certeza, esses detalhes em pedra ou cimento vão dar um toque mais moderno ao jardim corporativo!

Garantir que haja iluminação adequada

No caso de se optar por plantas verdadeiras, é claro que a iluminação solar será primordial para a saúde das plantas. Por isso, é importante verificar se o lugar do jardim corporativo tem entrada de sol.

Afinal, nem sempre as empresas fazem um jardim externo: é possível aproveitar alguma área interna, como um pátio, desde que haja uma claraboia para que a iluminação solar aconteça. Se houver orçamento disponível, dá até para criar uma claraboia.

Se a empresa funciona à noite, é necessário cuidar da iluminação artificial por meio de pequenas lâmpadas estrategicamente distribuídas. Assim, os funcionários noturnos também poderão ver o jardim.

Escolher flores variadas para um jardim colorido

Um jardim corporativo com diversas cores será um excelente jeito de deixar os funcionários mais alegres. Além disso, a atmosfera mais florida e colorida acabará com a impressão que muitos têm de que o local de trabalho é um espaço frio.

Há muitas flores que podem ser usadas para trazer um verdadeiro arco-íris ao jardim corporativo, como girassol, orquídeas, rosas, zínia elegante e muito mais.

Quem quiser criar algo monocromático no jardim pode escolher apenas uma espécie e fazer o plantio das suas mudas em toda a terra. Nesse caso, os elementos de pedra caem ainda melhor porque se diferenciam.

Destaca-se que não é apenas a beleza que deve guiar quem está criando um jardim na empresa: é importante ter certeza de que ali existem as condições para aquela espécie florescer.

Por exemplo: há espécies de flores que precisam de uma quantidade maior de água, de um solo específico (às vezes, precisa-se de fertilizante), de uma exposição maior ao sol, etc.

Planejar como será a manutenção do jardim corporativo

Assim como qualquer jardim, aquele que é criado dentro de uma empresa também vai precisar de manutenção: fazer a troca de vaso, regar (mesmo que seja um espaço externo, é preciso regar em épocas de estiagem) ou fazer a poda.

Portanto, é fundamental pensar em como será a manutenção desse jardim corporativo e calcular os gastos desde o momento de preparar o local até estar com as mudas plantadas.

O que é indispensável entender é que não dá para deixar o jardim sem manutenção. Caso contrário, as plantas vão secar e será preciso recomeçar tudo, além de se transmitir a impressão de descuido.

Uma empresa especializada facilita a instalação do jardim corporativo

Muitas empresas têm um espaço que pode ser transformado em jardim e têm a vontade de proporcionar aos funcionários um lugar mais feliz, mais perfumado e mais alegre.

O problema aparece no momento de planejar como criar o jardim corporativo e como cuidar dele: nem todos os funcionários sabem jardinagem e, sem dúvida, seria um trabalho extra para eles.

Assim, procurar por uma empresa especializada em Paisagismo vai garantir a criação de um belo jardim e a sua conservação.

Quando se escolhe uma empresa especializada, ela avalia o local do jardim, indica quais são as melhores flores, faz todo o plantio e ainda garante a poda e outros serviços de manutenção. Contudo, vale a pena fazer uma pesquisa de empresas, visando conseguir um orçamento mais atrativo.

Uma dica final e muito importante é: considere o uso de grama sintética no seu jardim, isso certamente irá economizar dinheiro e tempo de quem cuida dele.

Viu como não é difícil criar um belo jardim corporativo? Você pode até pedir sugestões de flores aos funcionários! Se você já criou um na sua empresa, não deixe de comentar abaixo com as suas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *