Decoração de jardim com pedras: como fazer?

Decoração de pedras no jardim

Para fazer uma bonita e aconchegante decoração em seu jardim, você pode combinar diversos elementos em seu projeto paisagístico. Uma ótima opção é utilizar pedras em seu jardim interno ou externo.

Se você está pensando em incrementar a decoração do seu jardim, vamos ensinar como usar diferentes tipos de pedras para enfeitá-lo com dicas simples e criativas. Vamos lá?

1 – Como escolher os tipos de pedras

As pedras podem ser utilizadas no jardim com diferentes objetivos. Você pode compor a paisagem apenas com pedras decorativas, usá-las para montar um caminho pelo jardim ou até aproveitá-las como peças de mobiliário naturais.

Entre as opções mais utilizadas na decoração de jardim com pedras estão: pedra do rio, seixo natural, brita, brita branca, dolomita branca, argila expandida, placas de mármore, pedra de São Tomé e granito. Quer mais ideias? Assista ao vídeo!

https://youtu.be/-oWBMCl7sEM

Faça um exercício de visualização e pense em várias formas para decorar o seu jardim com a presença de diferentes pedras e vá eliminando as opções que menos gostar até se decidir pelos melhores tipos para obter o resultado que deseja.

2. Como utilizar as pedras para jardim

A utilização das pedras no seu jardim vai depender diretamente do tamanho do terreno disponível para montá-lo e do seu estilo de apresentação.

Em um jardim interno, a dica é utilizar as pedras com vasos decorativos e ainda escolher plantas que respondam bem a ambientes fechados, com menos luminosidade.

Quer dicas de 3 plantas para jardim pequeno dentro de casa? Clique aqui!

Já para um jardim no quintal, aproveite para intercalar a utilização de pedras menores com placas de mármore ou granito. Você também pode cobrir o piso com pedriscos pode substituir o tradicional gramado, deixando-o com uma aparência mais moderna.

Decoração de jardim com pedras
Fonte: countryliving.com

Se o seu sonho é criar um jardim no melhor estilo zen para curtir bons momentos de relaxamento e renovar as energias, experimente instalar um espelho de água e pedras decorativas. Outra dica é usar também areia e cascalho para compor um típico cenário japonês dentro ou fora de casa.

Lembre-se de deixar uma parte do jardim para o convívio familiar ou receber os amigos. Uma sugestão é investir em mesas, cadeiras e até sofás com a aparência mais rústica, moderna ou zen. Tudo depende do estilo do seu projeto paisagístico.

3. Como manter uma decoração de jardim com pedras

As pedras para jardim exigem certos cuidados para a sua manutenção, porém bem menos do que a grama ou outros tipos de vegetais de forração.

Um dos maiores cuidados que quem deseja pedras em seu jardim é colocar uma manta para drenagem chamada de Bidim geotextil no solo antes de despejá-las. Isso vai evitar que elas se misturem ao solo e fiquem com uma aparência suja.

Gostou das dicas? Então, confira este vídeo para ter mais ideias para o seu jardim ficar lindo!

https://youtu.be/r1FtULoi3bk

Agora que você já sabe de muitas dicas de como enfeitar o seu jardim com pedras, é só colocar em prática!. Na Playgrama, você encontra todos os tipos de grama sintética para os mais variados usos, inclusive para paisagismo e decoração de jardins. Confira e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *