Shabby Chic: tudo sobre esse estilo de decoração!

Decoração Shabby Chic

Quem costuma acompanhar os programas de TV de decoração sabe que uma das grandes tendências no momento é investir no estilo shabby chic para criar ambientes mais elegantes, delicados, bucólicos e femininos.

O estilo, que foi inspirado nas casas de campo da Inglaterra e da França, ganhou força na década de 1990 na costa oeste dos Estados Unidos e agora está começando a conquistar seguidoras aqui no Brasil.

Se você quer saber mais sobre a decoração shabby chic que está fazendo muito sucesso também entre os brasileiros, confira o texto que nós, da Playgrama, preparamos para você. Vem com a gente!

O que é estilo shabby chic?

Como já adiantamos acima, o estilo foi inspirado nas casas de campo inglesas e francesas e ganhou força na década de 1990 na costa oeste americana.

Shabby significa gasto, desalinhado em inglês. Mas, como o objetivo era que o estilo traduzisse algo novo, foi incorporado ao termo chic (em francês), combinando assim objetos e mobiliários antigos, mas reciclados, com a intenção de imprimir um ar de elegância aos ambientes.

Você pode aproveitar esse estilo vintage para dar uma revitalizada em alguns dos ambientes da sua casa ou apartamento e combinar elementos com bom gosto e requinte. Confira algumas ideias!

1. Invista em detalhes românticos

Detalhes Românticos
Decoholic

Invista em detalhes românticos para renovar os ambientes da sua casa. Você pode conseguir isso através de um arranjo floral, com uma fita decorativa, uma jarra, uma caixinha de música ou um porta retrato. Enfim, pequenos elementos que podem ganhar destaque na composição.

2. Utilize os materiais certos

Acabamento em Pátina
Ademilar

Móveis com acabamento em pátina, garimpados ou com partes desgastadas irão ajudar a imprimir o tom envelhecido e elegante ao ambiente escolhido! Metal pintado, ferro e madeira são outros recursos bastante utilizados nesse tipo de decoração.

3. Escolha cores mais suaves

Cores Suaves
Q-ec.bstatic

No shabby chic percebemos a predominância do branco, uma cor que é utilizada para ampliar os espaços e indica calma e serenidade. As tonalidades mais brandas de azul, rosa e verde também fazem parte do grupo conhecido como candy colors, assim como as cores pastéis, que imprimem esse estilo.

4. Abuse do vintage para compor ambientes

Shabby Chic Country
The Interior Outlet

Para combinar o antigo com o delicado, qualquer ambiente pode ser equipado com utensílios e peças que remetem às décadas de 1950 e 1960, com o melhor do estilo vintage.

Você pode colocar na sala um espelho com moldura de metal enferrujado, candelabros ou até usar várias cadeiras diferentes em volta da mesa de jantar, de madeira ou de ferro envelhecido para fazer uma bela composição.

5. Não abra mão do conforto

Móveis Shabby Chic
Overstock

Neste estilo, uma das características marcantes é não abrir mão do conforto do seu lar. Abuse de flores e almofadas para criar locais convidativos e confortáveis para você, sua família e seus convidados.

Por usar cores claras e móveis com madeira desgastada, esse estilo confere aos ambientes uma atmosfera campestre, deixando qualquer lugar muito mais acolhedor.

Agora que você já sabe tudo sobre o estilo shabby chic, é só colocar em prática. Você também pode gostar deste conteúdo: Paisagismo para área interna: confira algumas dicas para fazer em sua casa!. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *