Decoração rústica: 4 dicas para decorar a sua casa nesse estilo!

Decoração Rústica

O tempo passa e a decoração rústica continua sendo referência de muitas pessoas no momento de decorar a casa ou apartamento. Geralmente, esse estilo de decoração é associado com as casas de campo, onde o acesso à matéria-prima é mais fácil e também mais barato.

A principal característica da decoração rústica é o uso de materiais, como pedra e madeira, sem acabamento. Seja pelas cores mais sóbrias ou pelos materiais usados, esse estilo de decoração traz uma sensação de conforto e aconchego e também de qualidade e durabilidade.

Neste post, a equipe da Playgrama separou algumas dicas que podem ser super úteis na hora de decorar o seu lar de forma rústica. Confira!

1. Tipos de materiais mais usados

A madeira é o material que dá o tom na decoração rústica. Porém, não se faz uma casa rústica somente com madeira de demolição.

Você também pode criar alguns espaços em pedra ou tijolo exposto, por exemplo, o que irá conferir simplicidade e aconchego. Aliás, paredes expostas e sem acabamento, como na decoração da sala na foto abaixo, são a marca registrada do estilo rústico.

Itens Decoração Rústica
Entenda Antes

Peças em cerâmica, como o recipiente na mesa de centro e outros itens em ferro, como o enfeite sobre a mesa e a luminária, finalizam a proposta desse estilo. Outra marca registrada de uma casa rústica são os troncos usados em escadas ou vigas de sustentação no teto, por exemplo.

Vigas
Entenda Antes

A decoração em estilo rústico também pode ser aplicada na cozinha. O uso de ladrilhos no piso e revestimentos com cores terrosas podem ser uma ótima ideia.

Cozinha Rústica
Entenda Antes

2. Cores e estampas

As cores relacionadas com o campo, como marrom e laranja, são muito usados na decoração rústica. O verde e o azul também têm tudo a ver com esse estilo, principalmente nos padrões quadriculados, como o xadrez. Abuse desses padrões em estampas de cortinas e toalhas para que o clima do ambiente fique ainda mais rústico.

Estampa Xadrez
Blog Vida de Casada

3. Móveis e peças que combinam com a decoração rústica

Algumas peças e móveis remetem à decoração rústica de imediato! As tradicionais cadeiras de balanço de madeira usadas pelas vovós são um ótimo exemplo disso. Outros itens, como prateleiras e espelhos com molduras de madeira também são boas alternativas.

Tecidos naturais como algodão, linho e fibra de coco são uma ótima pedida para tapetes, mantas e almofadas. Outro item que remete imediatamente à tradição rústica são as cabeceiras de ferro (foto abaixo), muito comuns em casas mais antigas.

Cabeceira de Ferro
Dom Mascate

4. Decoração rústica na área externa

A decoração rústica também pode ser uma ótima referência para construção ou reforma da área externa da sua casa. Áreas de circulação em madeira ou em pedra, um deck para reunir os amigos e a família são alternativas para dar um up nesses ambientes.

Investir em um jardim pode ser uma ótima ideia para quem não abre mão de estar próximo da natureza. A decoração rústica tem um forte apelo às áreas externas, de uma forma geral. O uso de materiais naturais e as cores em tons terrosos podem combinar perfeitamente com o seu jardim, seja em uma casa espaçosa ou em uma área reduzida.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira 5 ideias de jardins para residências rústicas

Outra dica é o uso de madeira para a organização da sua horta ou plantação de temperinhos, por exemplo, têm tudo a ver com a proposta.

Pergolado
Blog de Decoração

Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para a decoração da sua casa no melhor estilo rústico. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *