Flores para decoração de casamento

flores na decoração do casamento

Delicadas e com um ar romântico, as flores são praticamente indispensáveis na decoração de um casamento. São elas quem dão (ou reforçam) o estilo da cerimônia, assim como ajudam a criar um ambiente mágico e cheio de vida para o grande dia.

Que tal uma ajuda para escolher as suas flores de casamento – e, de quebra, receber algumas dicas de como decorar? Confira o que preparamos para você!

Como escolher as flores para a decoração do casamento

Na hora de escolher quais flores utilizar na decoração do seu casamento, é muito importante levar alguns pontos em consideração. Abaixo você confere uma lista com os principais:

Estilo da decoração – O primeiro aspecto diz respeito a decoração propriamente dita – afinal, são as flores que ajudam a dar o tom da cerimônia. É importante que elas estejam em harmonia com as cores e o restante do design do casamento, bem como o tipo de ambiente (interno ou externo) e o horário da celebração (dia ou noite).

Use flores de acordo com o estilo de decoração do casamento
Foto: iCasei
flores para cada estilo de decoração de casamento
Foto: Mother of the Bride

Local e horário da cerimônia – Casamentos ao ar livre e/ou durante o dia, por exemplo, pedem por espécies mais delicadas e com tons mais claros. Já cerimônias durante à noite podem ser decoradas com flores mais extravagantes, com cores mais vivas e pétalas exóticas. Para casamentos realizados em salões de festa, o importante mesmo é aliar a decoração do ambiente com a escolha das plantas.

Foto: Marion St Claire
Foto: Marion St Claire
Foto: Belle the Magazine
Foto: Belle the Magazine

Condições climáticas – Seja quando e onde for o seu casamento, é essencial que se leve em conta as condições do ambiente e as necessidades das plantas escolhidas. Caso o casamento seja durante o verão, de dia e em um ambiente fechado, por exemplo, não é recomendado optar por flores muito delicadas e que necessitam de condições bastante específicas para manterem-se bonitas.

Foto: Marion St Claire
Foto: Marion St Claire
Foto: Constance Zahn
Foto: Constance Zahn

Flores da estação – Algumas plantas crescem o ano inteiro, já outras só florescem em estações específicas. Caso seu orçamento seja apertado, a dica é investir naquelas que florescem na estação em que seu casamento ocorrerá. Assim, você não somente economiza, como também garante que as flores estarão bonitas e irão resistir às condições climáticas da data.

Foto: Casa, Comida e Roupa Espalhada
Foto: Casa, Comida e Roupa Espalhada
Foto: Style Me Pretty
Foto: Style Me Pretty

Alguns tipos de flores para casamento

Para deixar a escolha dos arranjos do seu casamento mais fácil, separamos as principais e mais bonitas flores categorizadas pela estação em que florescem:

Primavera:

Azaléia, Astromélia, Fresia, Chuva de Prata, Tulipa, Amor Perfeito, Begônia, Margaridinha, Lírio Branco, Gérbera, entre outras.

Verão:

Flor do Campo, Dália, Cravo, Amor Perfeito, Gardênia, Verbena, Lobélia, Magnólia, Orquídea Branca, Azaléia, entre outras.

Outono:

Margarida, Angélica, Petúnia, Áster, Crisântemo, Jasmim do Cabo, Begônia, Gardênia, Cáspia (Lavanda do Mar), entre outras.

Inverno:

Verbena, Prímula, Flor de Lótus, Flor de Cerejeira, Chuva de Ouro, Anêmona, Agapanto, Sempre-viva, Tulipa, entre outras.

Inspire-se: dicas de como usar flores no casamento de forma criativa

Que tal conferir algumas dicas de como usar flores no seu casamento? Muito além de arranjos para as mesas dos convidados, de doces e de decoração, elas também podem decorar o dia especial de maneiras diferentes. Abaixo você se inspira com algumas dicas:

Foto: Noivas do Brasil
Foto: Noivas do Brasil
Foto: Noiva com Classe
Foto: Noiva com Classe
Foto: Salve a Noive
Foto: Salve a Noive
Foto: The Knot
Foto: The Knot
Foto: M de Mulher
Foto: M de Mulher
Foto: Tulle & Chantilly
Foto: Tulle & Chantilly
Foto: Eu Decoro
Foto: Eu Decoro
Foto: MODwedding
Foto: MODwedding
Foto: Casar Casar (Casamento Noiva)
Foto: Casar Casar (Casamento Noiva)

Para complementar as flores e criar uma decoração bastante ligada à natureza, seja ao ar livre ou em um ambiente interno, você pode apostar na grama sintética. Uma dica bem interessante é utilizar um tapete de grama artificial no corredor da cerimônia – já imaginou entrar por um corredor de grama em seu casamento?

Outra ideia muito bacana é cobrir uma das paredes com a grama artificial, criando, assim, uma espécie de muro inglês. Vale também apostar na criatividade e usar o material para forrar a mesa de doces ou a mesa de decoração.
Gostou das dicas? Se quiser conferir mais sugestões de como utilizar a grama sintética na decoração da sua cerimônia, confira esse post sobre decoração com grama artificial no casamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.