Dicas para escolher plantas para sala [naturais e artificiais]

Vaso flor violeta em cima da mesa

A sala de estar é um dos ambientes mais importantes da casa, sendo assim, sua decoração deve ser pensada de acordo com a sensação que você quer passar para os seus convidados, visto que este é o cômodo em que as pessoas mais circulam.

Assim, uma ideia que vem ganhando muito espaço para quem busca criar um ambiente receptivo e aconchegante, é o uso de plantas para a sala como forma de decoração.

Para ajudar você a criar esse espaço, nós trouxemos algumas dicas que podem ser muito úteis para usar na sua decoração com plantas, confira!

Quais plantas são ideais para decorar a sala de estar?

Na hora de pensar na decoração com plantas, a primeira coisa que devemos observar é quais as plantas podem ser bem utilizadas no espaço desejado.

Ao se tratar de ambientes internos, como a sala de estar, alguns fatores como a quantidade de luz natural, a circulação de ar e o espaço disponível, são essenciais para a escolha certa.

Assim, a partir da realidade da sua sala de estar, você tem diferentes opções de quais plantas escolher:

Plantas naturais

A decoração com plantas naturais dependem principalmente de dois dos fatores que falamos anteriormente: circulação de ar e incidência de luz solar. Isso porque, sem esses dois fatores, são poucas as plantas que podem ser utilizadas no ambiente.

Assim, é muito importante ter atenção na hora da decoração. Uma ideia muito legal para quem tem mais espaço no ambiente é montar um jardim de inverno na sala de estar, e para isso, trouxemos algumas ideias de plantas que se adaptam melhor nesses ambientes, como:

  • Pacová: precisa de pouca luz natural para se desenvolver, o ideal é manter essa planta em uma área ventilada;
  • Espada de São Jorge: uma ótima pedida para espaços com pouca iluminação, a Espada de São Jorge não precisa de muita manutenção e sua folhagem escura combina muito com ambientes internos;
  • Lírio da Paz: Se você busca uma planta que floresce mesmo na sombra, essa é a escolha ideal!
  • Samambaia: Para quem quer fazer um jardim vertical na sala de estar essa é uma ótima opção, sem necessitar muito da incidência solar, a samambaia precisa somente de regas constantes;
  • Bromélia: Além de linda com sua flor, a planta também é bela apenas com as folhagens, que precisam de rega a cada dois dias, o que torna o cultivo ideal para quem lida com falta de tempo.

Plantas artificiais

As plantas artificiais são uma ótima opção para salas de estar menores ou que não possuam uma boa incidência solar. Além disso, são perfeitas também para quem tem a rotina agitada no dia a dia, e não consegue ter cuidados diários com uma decoração viva.

Por isso, existem ótimas ideias para montar um jardim de inverno artificial, fazendo com que sua sala de estar tenha toda aparência natural e aconchegante que você deseja, sem necessitar de grandes cuidados diários.

Escolha as plantas certas para sua sala de estar:

Agora você já sabe o que levar em consideração na hora de escolher plantas para a sala de estar e compor sua decoração.

Se você dispõe de espaço e bastante incidência de luz solar, aposte nas plantas naturais, agora, se você busca por plantas mais fáceis de manter em sua casa, as artificiais são a escolha certa. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *