Como Reaproveitar Pallets: 5 Ideias Para Sua Casa

pallets empilhados

O reaproveitamento de pallets, ou paletes, para criar diversos móveis e objetos é uma das atitudes sustentáveis mais procuradas no momento. Você pode usar a sua criatividade para decorar sua casa e ainda economizar. E mais, você vai estar ajudando o meio ambiente.

As opções de móveis e decoração que podem serem feitas com pallets são muitas… Muitas mesmo! O limite é a sua imaginação e disposição. Mas antes de começar as dicas, vamos responder duas dúvidas comuns, que podem ser as suas também:

De onde vem? Como eu posso conseguir pallets?

O pallet é uma estrutura de madeira, geralmente de eucalipto ou pinus. As empresas que possuem logística interna usam para movimentar cargas de grande quantidade ou larga escala. Você pode pesquisar quais as empresas da sua região trabalham com essa logística e entrar em contato com elas. Provavelmente a empresa irá revender o pallet para você por um preço baixo e algumas vezes não irão te cobrar nada.

Uma outra opção que pode acontecer: você achar pallets na rua! Por exemplo, em caçambas ou empilhados na calçada. Geralmente os pallets que foram deixados na rua não estão em um bom estado, podem estar quebrados ou úmidos. Mas você pode ter sorte, não é mesmo?

parede de pallets
Fonte: Pixabay

Antes de partir para as dicas de como reaproveitar pallets, vamos dar um conselho: se possível, tente saber a procedência do pallet. Se foi usado para transportar produtos agrotóxicos ou nocivos. É um cuidado que vale a pena para evitar qualquer problema futuro.

Agora sim, vamos às dicas!

1) Camas

cama de pallets
Fonte: Atitudes Sustentáveis

A cama de pallet é uma das opções mais populares entre as pessoas interessadas na reutilização desses itens. Eles podem ser usados para montar toda a estrutura da cama (exatamente, você não precisa comprar uma cama!). É importante lixar a madeira e dar um acabamento com uma pintura da sua escolha. Se você quer um visual mais rústico, pode optar por passar um verniz na madeira e deixá-los com sua cor e aspecto natural.

2) Sofás e Espreguiçadeiras

sofás e espreguiçadeiras de pallets
Fonte: Casa e Festa

Deixe sua sala com mais conforto e estilo! Ou sua varanda/quintal, já que os sofás de pallets combinam com diversos ambientes. A ideia é parecida com a dica acima: tem que lixar a madeira e dar um acabamento bonito com tinta ou verniz.

As almofadas podem ser retiradas de um sofá velho e reaproveitadas na estrutura feita com os pallets. Ou você também pode comprar blocos de espumas (prontos ou sob medida) e mandar fazer capas com alguma costureira.

Onde comprar as espumas: existem empresas de materiais para tapeçaria e estofamento que vendem esses materiais. Ainda há diversos outros vendedores pela web, só pesquisar no Google.

3) Mesinhas De Centro

mesinha de centro de pallets
Fonte: Olha que Interessante

Além de ser uma das opções mais práticas e fáceis de produzir, as mesinhas de centro de pallets são um charme! Ela vai dar um toque rústico moderno na sua sala (por ser de madeira, mas colorida). E, além de ser útil para guardar objetos em cima dela ou no espaço existente entre as tábuas de madeira, serve até para descanso de pé!

4) Hortas Horizontais E Verticais

horta vertical e horizontal de pallets
Fonte: Green Me

Se alguma vez você já planejou montar uma horta na sua casa mas não soube como estruturá-la, saiba que as hortas de pallets são uma opção interessante para quintais e áreas externas de apartamento (sacada/varanda). Elas podem ser tanto na vertical quanto na horizontal.

É muito importante que você impermeabilize a madeira do pallet, para sua estrutura durar mais tempo e evitar ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos.

Aprenda como fazer um jardim vertical reciclado!

5) Prateleiras

prateleira de pallets
Fonte: Mostardela

 

sapateira de pallets
Fonte: Luli Criativa

As prateleiras de pallets podem ser usadas para guardar diversos tipos de objetos: sapatos, livros, brinquedos e outros. Para uma prateleira mais personalizada, o ideal é desmontar o pallet e aproveitar as partes da madeira para reconstruir uma estrutura do modo que você preferir. Os passos básicos continuam os mesmos: lixar e pintar a madeira para obter um móvel mais bonito e durável.

Com essas dicas você já pode começar a inovar sua casa! E claro, não esqueça que o mais legal dessas ideias é a ação sustentável e a economia. As duas coisas podem andar junto, sim! Você vai estar ajudando o meio ambiente reaproveitando a madeira dos pallets!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *