Como decorar quarto de bebê com material reciclável

quarto decorado com material reciclado

Utilizar material reciclável para a decoração tem sido uma prática comum, pois além de ser sustentável, pode ser bastante econômica. E com um pouco de criatividade e disposição você pode fazer coisas incríveis para o quarto do seu pequeno: de móveis a detalhes na decoração!

Para isso, valem os mais diversos materiais: caixotes de frutas (aqueles mesmo de feiras), garrafas de vidro e pet, potes de vidro e plástico, latas, retalhos de tecido, luzes de natal, pedaços de madeira… É questão de preferência e criatividade! E nós estamos cheios de ideias e sugestões! Mas antes…

Atenção com cuidados importantes!

Todo processo de reciclagem e reutilização envolve um passo essencial: a higienização. Quando bebês e crianças estão envolvidas, o cuidado deve ser redobrado. A pele dos pequenos é mais sensível e muitas vezes a imunidade ainda está sendo fortalecida. Além disso, há a questão de segurança física. Por isso, temos algumas dicas:

  • de preferência, saiba a procedência dos materiais que serão utilizados;
  • faça uma boa higienização neles;
  • cuidado com os cantos pontiagudos e farpas;
  • lixe e sele os materiais (como madeira) com revestimento em verniz atóxico.

Agora sim! Vamos à prática!

5 ideias de como decorar quarto de bebê com material reciclado

1 – Caixas de madeira viram móveis e porta-itens

Você pode encontrá-las facilmente em mercados e fruteiras (naquelas feiras do final de semana, sabe?). E talvez nem precise pagar por elas, alguns lugares podem doá-las depois do uso. A dica é tentar a sorte e pedir mesmo!

Os caixotes funcionam bem para guardar ou por coisas. O mais legal é a modularidade: você pode encaixar as caixas conforme a necessidade! Então, você pode montar itens funcionais: prateleiras, guarda-sapatinhos do seu bebê, organizadora de brinquedos, cesto de roupas, porta-fraldas de cômoda, banquinhos…

guarda roupa de caixote
Fonte: Reciclar e Decorar
caixotes para guardar brinquedos
Fonte: Reciclar e Decorar

Para deixar o visual complementado, use uma lixa para deixar a superfície bem acabada e uma boa camada de verniz atóxico garante que a madeira fique bem selada. Você pode às revestir de tecido e papéis, além de fazer pinturas manuais.

móveis infantis de caixotes
Fonte: Favela Pela Janela

2 – Garrafas viram luminárias

Todo quarto de bebê precisa de uma iluminação, principalmente à noite. Com garrafas de vidro você pode fazer algumas luminárias que dão um visual lindo ao quarto. É só cortar o fundo das garrafas e usar vela, luzinhas de natal ou alguma outra lâmpada de tamanho menor e pronto!

garrafas luminárias coloridads
Fonte: Get The Look

Para cortar garrafas de vidro, é simples:

  • pegue um barbante embebido em álcool e o posicione em torno da garrafa;
  • coloque fogo no barbante;
  • em seguida coloque a garrafa na água;
  • pronto, a garrafa vai estar cortada; é só lixar bem as bordas!

Você pode usar as luminárias sobre a mesa ou pendurá-las no teto. Para dar um toque mais pessoal, pode usar adesivos para personalizá-las na temática do quarto (essa ideia é ótima para crianças maiorzinhas)!

garrafas luminárias tema super heróis
Fonte: Pinterest

3 – Retalhos de tecido decorativos

Com retalhos de tecido (de alguma peça de roupa que não usa mais, por exemplo), você pode caprichar na decoração do quarto. Faça fuxicos com eles e decore as paredes!

fuxicos para parede
Fonte: Artesanato.com

Como fazer fuxico:

  • recorte pedacinhos redondos de tecido;
  • em toda a sua borda, passe a agulha com linha (ora para cima, ora para baixo) até que tenha dado a volta inteira;
  • agora é só puxar a linha para enrugar o tecido e prontinho;
  • finalize com um botão no centro para dar um acabamento (opcional).

4- Porta-fraldas com caixas de papelão

Com uma caixa de papelão você pode fazer seu próprio porta-fraldas. Basta escolher o tamanho da caixa, tirar as tampas (opcional) e revestí-la de tecido à sua escolha. Seria interessante usar os retalhos de tecido e fuxicos para personalizá-la artesanalmente. Vai ficar um charme!

caixa organizadora de papelão
Fonte: Youtube

 

porta fraldas caixa de cartonagem
Fonte: Elo 7

5 – Porta-materiais do bebê

As garrafas pet, latas e potes de vidro podem facilmente servir como porta-objetos decorativos e funcionais. Basta uma simples customização (use tecidos, tinta, fuxicos) e terá lugares especiais e personalizados para guardar produtos de higiene do seu bebê, termômetro, brinquedinhos, acessórios de vestimenta e similares.

Esperamos que tenha gostado das nossas ideias. Agora é só separar os materiais e mãos à obra! Se tiver alguma outra ideia, comente aqui embaixo! Ela pode ajudar alguma outra mamãe!

2 thoughts on “Como decorar quarto de bebê com material reciclável

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *