Jardim vertical reciclado: saiba como fazer!

Horta vertical feita com pallets e garrafas pet

A decoração é uma área que está cada vez mais em alta graças ao crescente desejo de personalizar lares para refletir um pouco da personalidade de quem mora ali e também trazer mais conforto. E melhor ainda quando é possível unir isso tudo com a consciência ambiental, aproveitando materiais usados e optando por novos que sejam mais ecologicamente corretos.

Nesse sentido, uma dica infalível é elaborar um jardim vertical reciclado e com grama sintética.

Utilizando pallets

Uma das maneiras mais populares e eficientes de contar com um jardim suspenso – muito indicado para quem mora em uma área compacta e/ou sem quintal – é utilizar pallets reciclado, fixado-os na parede. Depois de se certificar que ele está:

  • lixado;
  • sem pregos;
  • e com acabamento que proteja o material da ação do clima (envernizando-o, por exemplo).

 

Horta vertical com pallets e vasos de cerâmica
Fonte: Pinterest

 

Jardim vertical com pallets
Fonte: Pinterest

Removendo algumas madeiras verticais é possível criar um espaço apropriado para as plantas crescerem de forma saudável e que proporcione facilidade na hora de cuidar delas.

Além disso, uma ótima dica é revestir o pallets com grama sintética: ela não apenas tem aspecto idêntico ao da grama natural, o que incrementa o visual decorativo do jardim, como também não precisa ser aparada, regada nem adubada e conta com vida útil de até cinco anos.

Veja um passo a passo de como fazer um jardim vertical

Usando garrafas e latas

Essa é uma técnica que pode ser aplicada juntamente com os pallets ou então de forma individual. Você pode pendurar garrafas pet e latas de alumínio, por exemplo, em um muro ou na parede da varanda para criar um jardim vertical cheio de cor e que trará um visual ambientalista para o seu lar.

Jardim vertical com garrafas pet
Fonte: Pinterest

Moça regando horta vertical feita de latas metálicas
Fonte: Pinterest

Caso optar por deixar os “vasos reciclados” suspensos, é preciso ter atenção com o material que servirá de suporte. Lembre-se que ele precisa suportar o peso das plantas com facilidade e não se esqueça que a terra molhada fica mais pesada, então leve em conta um peso extra na hora de escolher o suporte.

Algumas dicas são escadas, caixotes, treliças e até mesmo tijolos – basta unir sua criatividade com a eficiência da escolha.

Mais dicas de como montar um jardim suspenso

Jardim vertical com diversos materiais

E opções não faltam quando o assunto é escolher aqueles itens que podem compor o seu jardim vertical reciclado. Como a reciclagem em si quase não tem limites, a aplicação dela nessa forma de paisagismo também é muito ampla. O importante é utilizar itens que sirvam bem o propósito de abrigar as plantinhas e que, de quebra, agreguem um estilo diferenciado ao espaço. Algumas dicas são:

  • Galochas

Pode parecer estranho mas as galochas se tornam ótimos vasos de plantas! Como elas costumam ter um acabamento colorido e divertido, trazem mais alegria e irreverência para a decoração do jardim vertical.

Galochas servindo de vaso para jardim vertical
Fonte: Catraca Livre
  • Sapateira

Sabe aquelas sapateiras verticais que a gente costuma pendurar atrás da porta? Se você tem uma que está um pouco gasta ou não possui mais tanta utilidade, transforme-a em suportes para as plantas do jardim!

Sapateira servindo de suporte para plantas em jardim vertical
Fonte: Pinterest
  • Gaiolas

Para quem busca um estilo mais vintage, contar com uma gaiola suspensa para abrigar alguma espécie (o item combina muito bem com samambaias) pode ser o toque descolado e retrô que você procura.

Gaiola com plantas
Fonte: Pinterest
  • Jarros antigos

A cozinha pode ser uma grande fornecedora de itens recicláveis que irão completar o jardim vertical. Reutilizar aqueles jarros antigos, muitas vezes feitos com vidros coloridos e estilizados, como vasos para as plantas é uma tendência que está em alta.

Jarros antigos servindo de suporte para plantas
Fonte: Pinterest

Confira como elaborar uma decoração de jardim com material reciclado

Com essas dicas você já sabe como montar um jardim vertical reciclado ou até mesmo indicar essa técnica de decoração para alguém que está procurando utilizar o gramado artificial. Solte a criatividade, coloque seu lado sustentável para trabalhar e aproveite essa forma prática e bonita de paisagismo!

One thought on “Jardim vertical reciclado: saiba como fazer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *