Como montar uma brinquedoteca com materiais reciclados em 5 passos simples

Brinquedoteca com parede de lousa

As brinquedotecas são locais essenciais para o desenvolvimento e o aprendizado infantil. São nestes ambientes que as crianças podem passar seu tempo livre, brincando e descobrindo coisas novas! Por isso, esse cômodo da casa precisa ser bem organizado e transmitir sensações de conforto e bem estar aos pequenos.

Separamos algumas dicas para você criar um ambiente descontraído para as crianças de maneira simples, criativa e econômica, através de materiais reciclados. Vem conferir esse jeito sustentável de montar uma brinquedoteca divertida e diferente!

1 – Crie brinquedos infantis reciclados

Toda brinquedoteca precisa de brinquedos e jogos para divertir a criançada. Você mesmo pode criar estes passatempos com materiais simples que iriam para o lixo.

Brinquedos infantis feitos com caixa de leite e embalagem de iogurte
Fonte: Céu de Borboletas
Brinquedo infantil feito com latas de achocolatado
Fonte: Altenburg

Com copos plásticos, por exemplo, você pode fazer um telefone sem fio. Com garrafas usadas, você pode criar um jogo de boliche para os pequenos. Aproveite ainda as tampinhas para montar um jogo de damas.

Brinquedo infantil feito com tampinhas de garrafa
Fonte: Vida de Mamãe Coruja

Com um pouco de criatividade, dá para fazer muitos jogos divertidos e educativos. Você pode, inclusive, contar com a ajuda dos pequenos nessa atividade! Eles vão amar o programa!

2 – Brinquedotecas precisam de móveis organizadores

Para guardar os brinquedos e todos os materiais didáticos usados em uma brinquedoteca é necessário espaço organizado! Você pode criar compartimentos com objetos que caíram em desuso na sua casa.

Caixas organizadoras para brinquedos infantis
Fonte: Tudo interessante
Caixotes de feira como organizadores em espaço infantil
Fonte: A mãe Coruja

Engradados podem virar ótimos nichos de parede. Os caixotes de verduras podem virar lindas prateleiras para guardar objetos que ficariam espalhados pelo chão. O mais legal é que esses são itens modulares: você monta conforme a necessidade e o espaço disponível!

3 – A decoração criativa e funcional

A decoração de um espaço infantil é essencial para a criança conseguir se sentir bem. É possível gastar pouco decorando um ambiente se você usar a criatividade com objetos reciclados.

Porta Lápis caseiros
Fonte: Pinterest
Luminária feita com lata de achocolatado
Fonte: Matéria Incógnita

Tubos de papel higiênico podem ser transformados em porta-lápis e latinhas usadas podem virar lindas luminárias para o ambiente. Além de complementar a decor, são itens funcionais.

Talvez você queira ler mais sobre como decorar uma brinquedoteca!

4 – Divida o espaço de brincadeira do ambiente de estudos

Além de ser o local onde as crianças passam o tempo se divertindo, a brinquedoteca pode e deve ser um espaço para os pequenos estudarem com calma. Esse aproveitamento de espaço é ótimo principalmente para lares mais compactos.

Para dividir este ambiente, a dica é utilizar uma cortina feita com tampinhas e linha. Outra ideia é usar pallets ou ainda com aqueles cds que você já deixou de escutar. O resultado fica lindo!

Separador de ambientes feito de pallet
Fonte: The basics
Separador de ambientes feito com cds
Fonte: Artesanato e reciclagem
Separador de ambientes feito com materiais reciclados
Fonte: Pinterest

5 – Deixe as paredes livres para a criatividade!

Sabemos que os pequenos adoram riscar uma parede. Rabiscar faz parte da natureza infantil. Por isso, a sugestão é deixar uma das paredes reservadas para estes momentos. Para não precisar gastar muito dinheiro com um quadro, você pode criar a sua própria lousa usando tinta fosca e molduras antigas de quadros. Combinação do novo com o reciclado!

Criança desenhando em parede de lousa
Fonte: Constance Zahn
Parede de lousa em espaço infantil
Fonte: Decorfácil

Viu como é fácil montar um espaço divertido e funcional para as crianças através de materiais reciclados? Agora você sabe como montar uma brinquedoteca simples. Além de oferecer um local organizado aos seus pequenos você estará entregando um ambiente cheio de possibilidades de aprendizado!

2 thoughts on “Como montar uma brinquedoteca com materiais reciclados em 5 passos simples

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *