Como decorar brinquedoteca infantil em casa

Brinquedoteca em casa

Quem tem crianças em casa sabe que, para um garantir que elas tenham um desenvolvimento saudável e tranquilo, a brincadeira e o aprendizado devem andar sempre juntos. É por isso que contar um um lugar organizado especialmente para os pequenos exercerem a criatividade, como uma brinquedoteca, é muito importante – tanto na escola como em casa!

E se você quer dicas de como decorar brinquedoteca em casa e transformá-la num ambiente seguro e ao mesmo tempo divertido, veio ao lugar certo. Separamos para você algumas sugestões importantes que vão ajudar na hora de decorar esse cantinho!

Tudo no seu lugar

Uma dica legal para deixar a brinquedoteca sempre organizada é separá-la em pequenos setores. No cantinho da leitura, por exemplo, você basicamente precisa colocar um assento confortável (como uma cadeirinha ou um banco) e dispor os livros preferidos do seu pequeno.

Os brinquedos, que são indispensáveis em uma brinquedoteca, também precisam estar organizados, preferencialmente em caixas. E um bom aprendizado é deixar a cargo das crianças guardá-los de volta após o uso.

Criança brincando em brinquedoteca caseira
Fonte: Pinterest

 

Cantinho da leitura em brinquedoteca caseira
Fonte: Minha Casa Minha Cara

 

Caixas organizadoras de brinquedos
Fonte: Pinterest

Se você tem mais de um filho, pode ser interessante separar o cantinho de cada um – principalmente se elas são de idades diferentes. Isso ajuda para que elas se sintam mais à vontade e fiquem responsáveis pela organização do seu próprio espaço. Ah, e não se esqueça de dispor mesas ou escrivaninhas para que elas coloquem toda a criatividade no papel, seja escrevendo ou desenhando!

Brinquedoteca com mesa longa de madeira
Fonte: Sou mãe

 

Brinquedoteca com mesinhas coloridas
Fonte: Grandes Ideias para Casa

 

Brinquedoteca com mesa e estante
Fonte: Globo.com

Veja também Como Organizar Uma Brinquedoteca!

Invista nas paredes

Sim, é isso mesmo: o segredo da decoração de uma brinquedoteca está nas paredes! Afinal, é nelas que você vai poder instalar nichos, prateleiras e, principalmente, aplicar um toque colorido.

Para isso, você pode colar adesivos divertidos ou mesmo papéis de parede, preferencialmente aqueles com temas educativos, como mapas mundi e abecedários. Pintá-las com tinta lousa também é uma dica incrível para que os pequenos possam exercer a criatividade desenhando nas paredes!

Brinquedoteca com mapa mundi na parede
Fonte: Pinterest

 

Brinquedoteca com nichos na parede
Fonte: Ver Mais Design

 

Paredes de brinquedoteca pintadas com tinta lousa
Fonte: Pinterest

Priorize a segurança

E, claro, já que estamos falando de um espaço onde as crianças vão ficar boa parte do dia, não podemos esquecer de um detalhe muito importante: a segurança. Uma boa forma de garantir brincadeiras mais seguras é investir em um piso apropriado para esse tipo de ambiente.

Algumas opções são o piso de borracha (EVA) e a grama sintética, que são conhecidos por serem antiderrapantes e antialergênicos. Assim, você consegue deixar o ambiente com uma decoração ainda mais bonita e, de quebra, e terá mais tranquilidade para deixar os seus pequenos sozinhos na brinquedoteca.

Brinquedoteca com piso de E.V.A
Fonte: Pinterest

 

Brinquedoteca com piso de grama sintética
Fonte: Pinterest

Você também pode gostar de: Grama Sintética para Quarto Infantil: saiba como decorar!

Viu só como decorar brinquedoteca é mais fácil do que parece? Com essas dicas, você consegue montar um espaço muito divertido para que os seus pequenos possam aprender brincando – e, o melhor, sempre com muita segurança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *