Como montar um escritório em espaço pequeno

Escritório em espaço pequeno

O escritório é aquele espaço da casa que precisa ser confortável e tranquilo, pois é onde você estará imerso em projetos que podem decidir o seu futuro, tarefas de estudo do dia a dia, entre outras atividades que exigem concentração. Para montar esse espaço, engana-se quem pensa que é necessário um cômodo inteiro e espaçoso.

Para mostrar que é possível montar um escritório em espaço pequeno, separamos algumas dicas para ajudar você colocar a mão na massa e algumas preocupações que devem ser resolvidas para começar a planejar este espaço. Confira:

1 – Antes de mais nada, organização

A regra para desfrutar bem espaços pequenos é ter organização. Invista em gavetas, caixas organizadoras e cestos para guardar materiais e acessórios de trabalho, evitando de ficarem expostos e desorganizados. Lembre-se que menos é mais e quanto mais limpo o espaço for, melhor.

2 – Use as paredes

Se não há espaço para um móvel que guarde seus livros, pastas ou documentos, porque não criar uma estante na parede, por exemplo? Aproveite o espaço vertical (das paredes) com algumas prateleiras e nichos. Assim, você deixa espaço horizontal (chão) livre para outras necessidades.

Prateleiras em parede branca
Fonte: Pinterest

3 – Invista em móveis sob medida

É pouco provável que irá conseguir tirar todo o proveito que deveria do ambiente utilizando móveis tradicionais, pois eles têm um tamanho padronizado que nem sempre virão bem a calhar. Por isso, vale apostar em móveis compactos e sob medida para suprir suas necessidades específicas.

Escritório compacto com móveis planejados e parede de lousa
Fonte: Pinterest

4 – Aposte nas cores certas

Para a sensação de amplitude para seu escritório, use cores claras – estejam elas nas paredes ou nos móveis. Tonalidades mais claras também transmitem serenidade, essenciais para a concentração durante atividades que exigem tranquilidade. Se você quer cores vivas, invista-as nos acessórios ou, no máximo, em uma das paredes.

Escritório minimalista com mesa de cavaletes
Fonte: Pinterest

Para mais dicas, veja como decorar um home office sem erro!

5 – Iluminação é um ponto importante

Além de ser importante para trabalhar, a iluminação pode dar a sensação de amplitude. Opte por luminárias centrais ou uma iluminação com LED mais direcionada à sua mesa. A iluminação natural também é muito importante. Se possível, instale o seu pequeno escritório em um local próximo a janelas ou varandas.

Escritório com janela proporcionando iluminação natural
Fonte: Pinterest

6 – Decoração clean é o segredo

Por fim, para decorar o espaço sem sobrecarregá-lo, apostar nos pequenos detalhes é o segredo. Sabe aquele estilo “minimalista”? Então, menos é mais! Você pode apostar somente em poucos quadros em uma das paredes, uma prateleira com alguns itens decorativos ou ainda adicionar alguma planta ao ambiente.

Escritório com decoração clean
Fonte: Pinterest

Confira as 5 melhores plantas para escritório para usar na decoração desse ambiente!

Essas foram nossas dicas e ideais para você montar seu escritório – seja ou não home office – e aproveitar bem o espaço. Esperamos ter ajudado. Com um pouco de criatividade e organização é possível adaptar qualquer ambiente a suas necessidades! Mãos à obra!

2 thoughts on “Como montar um escritório em espaço pequeno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *