Como decorar home office: Ideias inspiradoras

Mesa de home office com computador e materiais de escritório

É cada vez mais comum pessoas trabalhando em casa, seja porque as empresas estão se tornando mais flexíveis, seja porque você é um autônomo ou microempreendedor. Além disso, estudar, organizar-se financeiramente e diversas outras atividades também pedem por um espaço tranquilo e compenetrado como um home office.

Por isso, separamos dicas e ideias práticas – da cor da parede até os acessórios funcionais para seu trabalho – para mostrar a você como decorar home office!

1- Paleta de cores

Cores calmas – como azul e rosa bebê, além de cores neutras claras – são elegantes e ajudam na hora da concentração porque não são exageradas, mantendo a serenidade e a sobriedade necessárias para trabalhos mais compenetrados.

Mesa com objetos de escritório em home office
Fonte: Pinterest

Já se você precisa de um ambiente mais vivo e animado porque trabalha com criação e criatividade, por exemplo, cores mais estimulantes – como amarelo, vermelho e laranja – são ótimas. No entanto, mantenha sempre o equilíbrio: uma parede colorida é o bastante.

2 – Luminosidade

Esse item tem tudo a ver com a decoração. Use a luz natural durante o dia, colocando sua mesa de trabalho próxima a uma janela, mas evite que a tela do computador receba luz direta.

Aqui a cortina vai ser muito útil para dias excessivamente claros, já que a luz em demasia também pode atrapalhar. No entanto, como o ambiente de trabalho não pode ser pesado, opte sempre por tecidos mais leves!

Espaço de home office em ambiente iluminado
Fonte: Pinterest

Caso seu home office não possua janela ou mesmo para quando você for usá-lo à noite, a iluminação com luzes brancas/frias é a mais indicada. Essa luz é perfeita para atividades de concentração por ser estimulante.

3 – Itens úteis e decorativos

Como o ambiente é de trabalho, passe longe de itens que desviem muito sua atenção. Ao invés disso, opte pela funcionalidade: organizadores de mesa, cesto de lixo e até uma cafeteira são bons exemplos de itens que podem fazer parte da decoração, além de serem extremamente úteis no dia a dia.

Mural de fotos e recados em parede
Fonte: Pinterest

Lixeira para escritório em home office
Fonte: Pinterest

4 – Usando as paredes

Explore as paredes, indo além da pintura. Paredes com cores claras e neutras, casam muito bem com um toque de cor através de prateleiras, nichos e painéis. Além disso, eles são muito úteis!

Home office com mesa e prateleiras
Fonte: Pinterest

A cortiça é um material de cor neutra que você pode comprar na medida que deseja e revestir parcial ou integralmente alguma parede. Servirá bem para pendurar papéis, lembretes e anotações importantes.

Home office com parede em cortiça
Fonte: Pinterest

Você também pode combinar quadros. O importante é manter o equilíbrio e não deixar o ambiente poluído. Escolha apenas uma parede para colocar esses itens. Pode ser alguma que não seja muito colorida ou então que tenha textura.

Quadros decorativos em home office
Fonte: Pinterest

5 – Plantas e grama sintética no home office

Por fim, se você quer um toque de naturalidade e conexão com a natureza ao seu espaço de trabalho, plantas em vasinhos são uma boa pedida. Usando flores pequenas, o espaço fica com visual romântico!

Ambiente de trabalho com flores

Já a grama sintética é uma opção para trazer o verde sem necessidade de manutenção e é muito versátil: pode ir na parede ou assumir a função de tapete.

Cadeiras em cima de grama sintética
Fonte: Pinterest

Ambiente com grama sintética decorativa na parede
Fonte: Pinterest

Quantas possibilidades! Para encerrar, nossa última dica: adapte as ideias que você gostou conforme o espaço que você tem disponível. Nem sempre vai dar pra usar todas. O importante é pegar a essência delas pra deixar seu home office agradável e confortável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *