Como fazer um jardim de inverno no banheiro: dicas práticas e fáceis

jardim na pia do banheiro

O jardim de inverno (ou jardim interno) é uma forma de decorar o lar com um pouquinho de verde e natureza acessível mesmo para quem não possui um grande quintal. Ele pode ser implementado em pontos estratégicos da casa para incrementar o visual e deixar o ambiente mais agradável, e um desses pontos é justamente o banheiro!

Para lhe ajudar a montar esse espaço, separamos algumas dicas de como decorar e também escolher as plantas; confira!

Como montar o jardim de inverno

O bacana de contar com um jardim de inverno no banheiro é que, graças a ele, a decoração do ambiente pode ser bastante minimalista, já que o charme fica por conta justamente da área verde. Opte por cores neutras nas paredes (o clássico branco é sempre uma ótima escolha) e demais elementos em cores claras.

jardim de inverno no banheiro com cores claras Fonte: Pinterest

Para quebrar a monotonia e dar um ar descolado, você pode dispor vasinhos de planta na pia ou perto da janela; ou então até mesmo ter um jardim vertical em uma parede – tudo depende de como é o espaço que você tem disponível no banheiro. Para incrementar a decoração, utilize pedras decorativas (aqui também vai depender muito da metragem do espaço) e plantas com diversas cores e tamanhos.

Banheiro pequeno com plantas Fonte: Casa & Festa

banheiro com jardim com pedras brancas Fonte: Pinterest

banheiro com vazos de planta Fonte: Pinterest

jardim com pedrinhas no banheiro Fonte: Pinterest

Porém, é importante ter atenção com a iluminação do ambiente, já que as plantinhas precisam de uma boa quantidade de luz natural para crescerem saudáveis! Por isso, uma boa dica é deixar o jardim de inverno próximo de uma janela ou outra fonte de luz solar.

banheiro com iluminação zenital Fonte: Pinterest

banheiro com jardim perto da janela Fonte: Pinterest

Escolhendo as plantas

Depois de definir como o espaço será distribuído e decorado, é preciso escolher as espécies certas de plantas e flores. A grande dica aqui é pesquisar e optar por aquelas que se adaptam bem a esse tipo de espaço (ou seja, um local com bastante umidade e que não possui uma enorme quantidade de luz solar) e que possam deixar o banheiro mais bonito.

banheiro com luz solar Fonte: Pinterest

Aqui no blog você pode conferir um post inteiro só sobre plantas para ambientes fechados para ter ótimas ideias e sugestões de quais escolher. Mas especialmente no caso das plantas que se adaptam bem ao banheiro, aquelas que costumam ser mais populares são as chamadas espécies de sombra ou meia-sombra.

  • Entre as flores, você pode optar por: lírios-da-paz, violetas e flor da fortuna;
  • Para plantas, as dicas são: espada-de-São-Jorge, cactos e zamioculcas.

plantas na pia do banheiro Fonte: Plantas, Flores & Jardins

violeta no banheiro Fonte: Playgrama

vazo de planta para banheiro Fonte: Blog Construir

banheiro com espada de são jorge Fonte: Pinterest

cactus para banheiro Fonte: Pinterest

banheiro com zamioculcas Fonte: Pinterest

Jardim de inverno com grama sintética

O lado ruim de contar com um jardim de inverno no banheiro, especialmente para quem não tem tanto tempo ou disposição, é a manutenção e o cuidado que esse espaço arborizado demanda (poda, irrigação, limpeza etc).

Uma ótima solução caso você não possa tomar todos esses cuidados regularmente é utilizar a grama sintética! Você pode usar tapetes de grama artificial para decorar o piso de um jeito bonito e, ainda por cima, deixar o ambiente mais quentinho. O material tem o mesmo visual e coloração da grama natural e traz a vantagem de não precisar de poda ou irrigação – basta higienizá-lo com um pano e água periodicamente.

Para completar o design do banheiro, finalize a decoração com plantas artificiais que também trazem praticidade e beleza.

banheiro com plantas artificiais Fonte: Pinterest

banheiro com grama artificial Fonte: Playgrama

Com essas dicas se torna muito fácil fazer um jardim de inverno bonito e elegante no seu banheiro, trazendo um pouquinho de verde para o espaço. E se você quiser ainda mais inspiração, confira esse post com outras ideias para jardim de inverno em outros espaços do lar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *