11 98917-1777 | 11 98916-1672

Arquitetura sustentável: o que é e como aderir a ela?

Arquitetura sustentável é tendência no mundo todo. Conheça mais aqui!

Nos dias atuais, a preservação do meio ambiente é uma pauta importante e que deve ser levada em consideração em todo tipo de projeto. A arquitetura sustentável, por sua vez, é um conceito que está cada dia mais em alta, já que visa minimizar os impactos ambientais ao máximo durante as construções.

Por isso, discutir sobre projetos de construções que respeitem o ambiente é tão importante para preservar e respeitar os recursos naturais. Neste artigo, você vai saber mais sobre o que é arquitetura sustentável e como aplicá-la na sua construção. Acompanhe!

O que é arquitetura sustentável?

O conceito de arquitetura sustentável é baseado em 3 pilares, basicamente:

  • Deve ser um projeto economicamente acessível;
  • Ajuda a desenvolver uma relação entre a sociedade e a cultura;
  • Respeita o meio ambiente e minimiza ao máximo os impactos das construções na natureza.

Inicialmente, um projeto de arquitetura sustentável envolve a análise do clima da região, a vizinhança e as necessidades dos frequentadores do futuro imóvel.

Vantagens da arquitetura sustentável

Há uma série de vantagens em optar por construir visando minimizar os impactos do meio ambiente, confira algumas delas:

Ajuda na preservação do meio ambiente

É sabido que a construção civil pode ser um dos setores mais impactantes para o meio ambiente. As construções sustentáveis são uma maneira de atenuar esses impactos à natureza, visando conviver com bem-estar, mas sem agredir os recursos naturais ou explorá-los.

Valorização maior do imóvel

A preocupação ambiental é um tema que está se tornando  o centro de grandes discussões. Ao que tudo indica, a tendência é que a arquitetura sustentável seja cada vez mais usada e que as construções estejam a cada dia mais alinhadas com o respeito ao meio ambiente.

Portanto, se você já investir em uma construção desse tipo, ela pode valorizar muito no futuro.

Colabora na manutenção da saúde como um todo

As construções sustentáveis trazem, em curto prazo, mais qualidade de vida, impactando positivamente na saúde física e mental dos moradores. Em longo prazo, elas ajudam a reduzir a poluição, melhorando a qualidade do ar para todos.

Como aderir à arquitetura sustentável?

Procurar saber mais sobre os impactos da construção civil é o primeiro passo para tomar a decisão pela arquitetura sustentável. É importante, contudo, entender que a construção sustentável engloba tudo dentro de uma casa: desde a escolha do terreno até as instalações hidráulicas.

É um desafio, principalmente em países onde os recursos sustentáveis ainda não são tão comuns. Mas é uma tendência que vale muito o investimento, já que os benefícios são inúmeros. Um arquiteto especializado em arquitetura sustentáveis com certeza vai fazer a diferença no seu projeto e pode deixar a contratação dos serviços mais fácil por já saber quem trabalha com esse tipo de construção.

A arquitetura sustentável traz projetos incríveis, mas que, acima de tudo, respeitam a natureza e que contribuem para um futuro melhor.

Venha saber mais sobre sustentabilidade e como cada cantinho da casa pode ser feito pensando em preservar o meio ambiente! Veja como fazer um jardim sustentável!

Deixe uma Resposta.