11 98917-1777 | 11 98916-1672

Você sabe o que é jardim tropical? Descubra como fazer o seu!

Aprenda aqui como fazer e como cuidar de um jardim tropical

As plantas e flores renovam o clima de qualquer ambiente e ajudam a refrescar a temperatura. O jardim tropical é uma das modalidades para decorar ambientes de casas e escritórios. Como o próprio nome já diz, ele consiste em um conjunto de plantas tropicais e subtropicais, com cores vivas, como bromélias, orquídeas e outras.

Neste artigo, você vai saber como montar um jardim tropical com as espécies corretas e cuidar das suas plantas para mantê-lo bonito por muito mais tempo. Continue a leitura e saiba mais!

Monte seu jardim tropical

Alguns fatores além da escolha das espécies vão contribuir para que seu jardim tropical seja montado com sucesso. Confira quais são eles:

Bom planejamento

O jardim tropical é um conjunto de plantas, mas nem por isso elas devem ser escolhidas aleatoriamente e tampouco serem descuidadas. Como precisam de cuidados especiais, é preciso um bom planejamento.

Por exemplo, é preciso pensar em qual posição ele ficará para garantir uma boa incidência solar, a fim de que recebam a maior luz solar possível. De preferência, ter o jardim virado para a face leste, que é onde o sol nasce.

As regas também devem ser frequentes, já que essas espécies necessitam de umidade constante para continuarem vivas.

Clima adequado

As espécies tropicais e subtropicais gostam de ambientes úmidos e quentes, com uma média de temperatura de 30ºC. Algumas delas, entretanto, conseguem sobreviver com saúde a temperaturas menores do que essa, mas sempre com a presença de sol intenso.

Porém, algumas espécies como as orquídeas e as samambaias são mais delicadas, e preferem o sol filtrado, sendo ótimas opções para ambientes internos, como casas, apartamentos e escritórios.

Solo com boas condições

O solo onde o jardim tropical vai ser plantado precisa ser rico de nutrientes e ter uma drenagem fácil. Para isso, é importante prepará-lo com camadas de coberturas vegetais e fertilizantes orgânicos com nitrogênio.

Espécies tropicais mais usadas

Algumas espécies de plantas tropicais são as preferidas para montar esse tipo de jardim. A dica é misturar vários tipos para que o resultado seja um jardim cheio e repleto de diversidades, já que cada planta cresce de uma forma e deixa um aspecto bem bonito no resultado final e conforme as espécies crescem.

Abaixo, você confere alguns tipos de plantas que podem ser usadas:

  • Orquídeas
  • Samambaias
  • Calatéias
  • Palmeiras
  • Dracenas
  • Helicônias
  • Costela-de-Adão
  • Filodendros

O que mais colocar no jardim tropical

É claro que as plantas devem fazer o papel principal e aparecerem mais do que outros elementos. Mas o jardim tropical pode receber outros adornos que o deixarão ainda mais bonito!

Se tiver espaço, pode investir em uma fonte com água corrente, por exemplo, em meio às espécies plantadas. Pedras de diferentes tamanhos e objetos de decoração como vasos e lamparinas ornamentais e outros objetos podem ser colocados entre as plantas para enfeitar ainda mais o espaço.

O jardim tropical é uma maneira de deixar a casa ainda mais alegre e cheia de vida. E ele ainda pode ter vários tamanhos, dependendo do espaço que você tiver disponível.

Gosta de plantas em casa, mas prefere as artificiais? Então confira algumas ideias para fazer um jardim de parede artificial!

Deixe uma Resposta.