Como criar um espaço de meditação em casa

meditação em casa

Além de fazer exercícios diariamente para manter o bom funcionamento do corpo, é necessário reservar um tempo do seu dia com o propósito de fazer sua meditação em casa. Focar na saúde mental é muito importante, principalmente agora neste período de isolamento social no combate ao novo coronavírus.

Por mais que a sua rotina seja corrida, atribulada de demandas que dependem da sua atenção e comprometimento, a prática que ajuda a equilibrar a mente e o corpo é primordial aos que desejam preservar a calma e administrar os anseios.

Se você deseja organizar um espaço no seu lar na intenção de praticar essa atividade, continue conosco e veja nas dicas abaixo a inspiração necessária para trazer esse benefício ao seu dia a dia. Boa leitura!

Estabeleça o objetivo de fazer meditação em casa

Muitas pessoas costumam praticar meditação em casa devido a modismo ou por indicação de um determinado grupo social. Tudo que fazemos na vida necessita de um objetivo, principalmente nesse prática que requer tempo, atenção e dedicação diária da pessoa.

Portanto, antes de querer iniciar, estabeleça qual será sua finalidade. Controlar a ansiedade? Ter a mente mais tranquila? Ser produtivo durante a carga horária do trabalho? É um momento de autoanálise que ajudará você a perceber aquilo que exatamente mudará sua postura e qualidade de vida. Por isso, encontre o seu propósito com antecedência.

Estude as boas práticas da meditação em casa

O segredo sempre estará na forma como você controla a sua respiração. É necessário muita calma e atenção ao exercício de respirar e inspirar. Parece simples, mas isso só se tornará um hábito corriqueiro após a assídua prática do candidato.

No momento da execução procure colocar toda a sua concentração naquele instante. Não fique relembrando coisas do passado e nem fazendo projeções para o futuro, o presente é a única coisa que importará durante essa atividade.

Nas primeiras semanas estude os pensamentos que vem à tona na hora que você tenta buscar o equilíbrio. Eles são totalmente reveladores e poderão ajudá-lo a identificar problemas e resolvê-los da melhor maneira possível. É um puro ato de amor-próprio.

Organize harmonicamente o local

O aspecto do ambiente deve ser totalmente convidativo à prática. Muitos moram em apartamentos pequenos e dispõe de cômodos muito limitados. No entanto, nada disso pode desmotivar a sua meditação em casa.

O bom é customizar o local e deixá-lo bem harmônico. Estude a linguagem das cores e trabalhe com aquelas que estejam ligadas ao seu objetivo. Aos que desejam focar na tranquilidade, aposte nos tons de verde e em elementos que remetem à natureza.

Uma ótima solução é investir na grama sintética. É um produto fácil de instalar, apresenta um ótimo custo-benefício e ajuda a deixar o espaço mais bonito. Se possível, delimite a área de meditação para que aquele cantinho seja reservado apenas para essa finalidade.

Construa um ambiente agradável

Priorize o conforto e a organização do local. Se possível, tenha sempre por perto velas aromáticas, incensos, uma decoração que remeta ao equilíbrio, músicas instrumentais que ajudam na concentração, plantas e uma iluminação que contribua no seu relaxamento. É muito importante que você se sinta à vontade a fim de priorizar totalmente seu bem-estar.

Durante a leitura deste artigo você conferiu algumas dicas para criar um espaço de meditação em casa. Por isso, comece agora a praticar essa atividade e melhore consideravelmente sua qualidade de vida!

Continue conosco e leia este artigo sobre tipos de plantas que purificam o ar: confira as melhores para ambientes internos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *