Como cuidar do seu jardim no inverno?

Aprenda a cuidar do jardim no inverno

O inverno já chegou e a maioria das plantas sofrem com as temperaturas baixas e ausência de sol. Além de contar com a variação de temperatura, a umidade do ar também pode influenciar a saúde do jardim. Por isso, é importante saber como cuidar do jardim durante o inverno, para que ele continue lindo em todas as outras estações do ano.

Certas plantas possuem muita dificuldade para se manter vivas e saudáveis durante temperaturas mais baixas, por isso, separamos algumas dicas para que o seu jardim seja bem cuidado mesmo durante o inverno. Acompanhe o artigo e saiba mais!

Eliminando folhas secas e pragas

As pragas são as grandes vilãs dos jardins, principalmente durante o inverno. Desse modo, mesmo que nesse período o seu jardim sofra, é ideal realizar manutenções periódicas para eliminar qualquer peste ou praga que possa se proliferar.

Esse exercício pode ser feito até mesmo por você, basta arrancar as plantas danificadas e aproveite também para retirar as folhas secas.

Atenção com as regas

Regar as plantas e o jardim é sempre necessário, mas no inverno essas atividades precisam ser limitadas. As mudanças de tempo são repentinas, então pode ser que um dia seu jardim precise de rega e outro não. Para que não tenha muita água, verifique se a terra está úmida ou seca.

É ideal que o solo se encontre um pouco úmido, mas nunca deixe-o encharcado. Com um solo muito molhado, o crescimento e desenvolvimento da planta ficará comprometido e, algumas vezes, ela pode até morrer.

Proteja as plantas mais altas do vento

O inverno é uma estação que costuma trazer muitos ventos, o que não é recomendado aos jardins. Ventos fortes podem arrancar ou quebrar galhos e folhas, o que deixaria seu jardim danificado.

Uma tática para evitar esse problema é colocando plantas mais resistentes na parte da frente, protegendo as mais frágeis e diminuindo os estragos causados pela ventania.

Não adubar plantas saudáveis

Durante o inverno, muitas plantas do seu jardim entraram em um período chamado de dormência. Essa fase ocorre quando as plantas reduzem o funcionamento do metabolismo para conseguir suportar as temperaturas mais frias.

Nesse caso, elas consomem menos vitaminas, por isso é indicado suspender a adubação das mudas e plantas que estão saudáveis. Desse modo, se organize para que o processo de adubo seja retomado no início da primavera, já que as plantas estarão com o seu metabolismo operando normalmente.

Mas, fique atento! Caso alguma planta do seu jardim esteja doente no inverno, o processo de adubação não pode parar, pois sem esses nutrientes, ela pode acabar morrendo e não ter vitaminas suficientes para suportar o frio.

Então, analise o seu espaço disponível, verifique a direção do vento e procure proteger as plantas frágeis e cuide do seu jardim durante o inverno. Após esse período gelado, com certeza o seu jardim estará mais forte para as outras estações do ano!

Gostou dessas dicas? Conheça outros artigos do nosso blog sobre esse tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *