Como fazer um oratório no jardim: dicas e ideias

Oratório no jardim

Na hora de praticar uma religião, nem sempre é necessário ir à igreja ou ao templo. Você pode ter um cantinho simbólico no quintal de casa para expressar sua fé e acalmar a mente no dia a dia.

No post de hoje, veja como fazer um oratório no jardim com as ideias e dicas que nós aqui da Playgrama selecionamos para você!

1 – Encontre um cantinho especial

O oratório no jardim será seu espaço de paz e quietude no conforto de casa. Por isso, é importante encontrar um cantinho especial e tranquilo onde você possa fazer suas preces, meditar ou apenas se concentrar nos próprios pensamentos.

A dica é optar por fazer o oratório no fundo do jardim. Mas, se o seu quintal for frontal, encontre uma área mais reservada entre árvores ou vegetação que proporcione o nível certo de isolamento para tornar o lugar mais especial.

2 – Faça um caminho até o oratório

Que tal desenhar um caminho de pedras, ou ainda instalar alguns degraus, até a área do oratório? Isso vai dar um destaque especial para esse cantinho zen do seu jardim!

A dica é usar pedras, lajotas, vegetação e detalhes em madeira para dar um toque rústico ao local. Outros elementos que valorizam o oratório no jardim são as fontes com água corrente.

3 – Coloque sua coleção de santos

Se você coleciona várias figuras de santos (ou ainda outros símbolos da sua religião), o oratório no jardim é o local ideal para valorizá-las!

Construa um pequeno altar com o tamanho certo para depositar todas as estátuas e objetos que você considera importantes para complementar o oratório no jardim (como velas, flores, água etc).

4 – Proteja bem as peças

Lembre-se de proteger bem as peças para evitar que elas danifiquem com o sol, o vento, a chuva e outras condições climáticas.

Por isso, a dica é construir uma pequena capela de concreto ou pergolado de madeira que possa evitar a exposição direta das peças (santos e outros símbolos) ao ar livre.

Ademais, há oratórios que você pode comprar prontos em lojas especializadas que já vêm em um suporte apropriado e portas para mais proteção da peça no interior.

5 – Oratório no muro

Para quem tem pouco espaço no quintal de casa, uma ideia legal é fazer um oratório no muro do jardim mesmo.

Basta colocar um suporte de madeira na parede (como uma pequena estante) e instalar as imagens de sua preferência. Vale decorar também com outros elementos, como plantas, velas, vasos, regador e candelabros.

6 – Torne o espaço aconchegante

Por fim, nossa última dica de como fazer um oratório no jardim é investir em móveis e elementos confortáveis para deixar o lugar mais aconchegante.

Afinal, a ideia é não ter pressa e aproveitar bem cada momento no cantinho de oração. Então, coloque cadeiras, bancos e balanços para relaxar e contemplar o espaço, deixando a rotina e as preocupações de lado por alguns instantes do seu dia!

O que você achou das ideias e sugestões para criar um oratório no jardim? Pronto para colocá-las em prática? Deixe sua opinião nos comentários! 🙂

Confira também: como organizar um jardim no quintal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *